Executiva do PSDB-SP sem acordo sobre Serra ou Aníbal

A comissão executiva estadual do PSDB deve definir, na tarde desta terça-feira (4), os critérios para a escolha do candidato do partido ao governo de São Paulo. Apesar do ex-prefeito de São Paulo, José Serra, contar aparentemente com uma “quase unaimidade

“Eu recebi a delegação de buscar o entendimento”, disse nesta segunda-feira (3) o deputado estadual Sidney Beraldo, presidente estadual do partido, após reunião da Comissão Executiva. A reunião estudaria duas alternativas para solucionar o problema. Ou a realização de prévias, ou a própria Executiva – que tem 21 membros — indicar um dos dois nomes ao diretório nacional do PSDB, que ficaria encarregado de sacramentar a decisão.
O discurso de José Aníbal
Aníbal pretende manter o discurso das últimas semanas – o que leva parte dos analistas a acreditar que não está sozinho em sua postulação. Ele pede que se defina um processo partidário de escolha, que pode ir até a Convenção Nacional, órgão máximo do partido, que deve se reunir em junho.
Aníbal também argumenta que a Executiva Estadual   não está “fechada” em torno do nome de Serra, ao contrário do que foi veiculado na semana passada. Ele disse ter se reunido com dois membros da comissão que manifestaram apoio a sua pré-candidatura. Além disso, alega que outros cinco membros defendem um processo formal para a escolha do candidato.
Crítica ao abandono da prefeitura

Por fim, José Aníbal insiste em uma crítica que atinge um calcanhar de Aquiles de seu concorrente: defende que Serra não devia ter abandonado a prefeitura de São Paulo para disputar o governo paulista. "Eu já disse, lá atrás, que não acho que fosse necessária a renúncia à prefeitura de São Paulo para que o partido possa manter o governo", disse Aníbal, ressaltando que o PSDB tem a estrutura necessária para fortalecer um nome até as eleições. A insistência tem o defeito, para os tucanos, de reforçar um sentimento majoritário no eleitorado, o que pode roubar votos da candidatura José Serra.

O encontro, que acontece às 14h30, na sede do diretório estadual do PSDB, no bairro dos Jardins, capital paulista. A direção estadual convidou também todos os tucanos que apresentaram seu nome para a corrida eleitoral em São Paulo, uma lista que inclui, além de Aníbal, o ex-líder do partido na Câmara, deputado Alberto Goldman, o ex-ministro Paulo Renato e o ex-secretário de governo de São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira. Os três   anunciaram oficialmente sua desistência  em favor da candidatura de Serra.
Com agências