Produção de bens de capital cresce 8,6% no bimestre

A produção de bens de capital, termômetro dos investimentos, cresceu 8,6% no primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, período em que a economia permanecia aquecida. A produção de bens de capital de uso misto, voltados para a

A produção de bens de capital, termômetro dos investimentos, cresceu 8,6% no primeiro bimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, período em que a economia permanecia aquecida. A produção de bens de capital de uso misto, voltados para a fabricação de computadores e de telefones celulares saltou 16,3% no período, em que se destacam os itens associados à informática (computadores) e à telefonia celular (transmissores e receptores de telefonia celular).  Maior salto partiu das encomendas para empresas de energia elétrica, que levaram a produção de máquinas e equipamentos para esta atividade em 42,1%, de acordo com o IBGE.
Bens de capital para construção também aponta crescimento expressivo, de 19,9% no bimestre.Bens de consumo duráveis (16,6%) mantém a liderança do crescimento, com automóveis (15,5%), televisores (64,6%) e telefones celulares (25,2%) no bimestre.  A produção de bens de consumo semi e não duráveis cresce 3,0% no bimestre, refletindo o desempenho favorável dos subsetores alimentos e bebidas elaborados para consumo doméstico (4,1%) e de outros bens não duráveis (3,0%), enquanto a de bens intermediários avança 2,7%.
Com agências