Furlan: Brasil “pode realmente crescer mais de 5% neste ano”

O ministro do Desenvolvimento,  Luiz Fernando Furlan, reiterou nesta quinta-feira (6) que a economia brasileira "pode realmente crescer mais de 5% neste ano".  Furlan, um desenvolvimentista, afirmou não esperar mudanças n

"Eu acredito que há uma convergência dos índices e que o Brasil pode realmente crescer mais de 5 por cento neste ano", afirmou Furlan a jornalistas, durante o Fórum Econômico Mundial em São Paulo. Ele citou o bom comportamento do comércio exterior e dados positivos do mercado interno, como os números do setor automotivo em março, para justificar seu otimismo com o Produto Interno Bruto (PIB).

Furlan comentou ainda que sua expectativa é de continuidade da queda dos juros. "Com a inflação em linha com o centro da meta, as pessoas que irão compor agora a equipe (do BC) podem pensar no passo seguinte. E o passo seguinte pode ser ajudar a dar condições para que haja um crescimento sustentado", manifestou o ministro.

Questionado sobre como avalia uma taxa de juros de 14% ao final do ano, Furlan defendeu que o "juro brasileiro em termos reais tem que se manter em um dígito. Se a inflação começa a ser avaliada em 4%, eventualmente menos, significa que (o juro básico) tem que ser algo parecido com 14% ou menos." Hoje, a taxa Selic, fixada pelo BC, está em 16,25% ao ano, o que equivale a uma taxa real (descontada a inflação) de 11,5%.

Furlan afirmou também que está sendo feito no país um trabalho que possa levar o dólar a um "ponto de razoável equilíbrio que ainda não foi alcançado". O ministro lembrou que as importações têm crescido com velocidade mais rápida que as exportações, mas reafirmou a estimativa de vendas externas de US$ 132 bilhões neste ano.

Com agências