Orlando Silva abriá 5º Fórum Internacional de Esportes em SC

O novo ministro do esporte, Orlando Silva, já garantiu sua participação na abertura  do 5º Fórum Internacional de Esportes, dia 18, às 9 horas, na palestra inaugural “Política Nacional do Esporte”.


Orlando Silva fará um balanço geral de todas as ações do ministério nos últimos três anos, ações que incluem a criação da Bolsa Atleta, que prevê incentivo financeiro a atletas nas diversas modalidades, iniciativa também implantada recentemente pelo Governo de Santa Catarina.

O 5º Fórum Internacional de Esportes, que se realizará de 18 a 20 de abril no Centro Sul, em Florianópolis, é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte e da Fundação Catarinense de Desportos – Fesporte. O evento tem como objetivo proporcionar aos participantes capacitação profissional, conhecimento e integração, possibilitando um debate aprofundado sobre a importância do esporte na vida das pessoas e no desenvolvimento do país, além de proporcionar o debate do esporte como ferramenta indispensável das políticas públicas.

Além do novo ministro, o Fórum contará com personalidades internacionais entre as quais, Domenico de Messi, da Itália, que ministrará, dia 18, às 10h30, a palestra “Ócio Criativo”; Guillen Garcia, da Espanha que, juntamente com o catarinense Rodrigo Leite, da Assembléia Legislativa, fará, no mesmo dia, às 14:00h, uma discussão sobre a política pública do esporte catarinense e espanhol no painel 1.

Na quinta-feira, dia 20, às 14 horas, será a vez da portuguesa Maria Dolores Monteiro, que estará no painel 5 que discutirá também a política pública do esporte catarinense. Ela falará como se processa a política pública do esporte em Portugal. Já o palestrante Felix Guillen Garcia, da Espanha, ministrará o curso “Esporte e população especial”.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 10 de abril no site da Fesporte (www.sol.sc.gov.br/fesporte), pessoalmente na sede da entidade (Rua Comandante José Ricardo Nunes, 79, Capoeiras, Florianópolis) ou pelo e-mail: fórum@fesporte.sc.gov.br. A partir desta data só será possível fazer a inscrição no dia e local do evento no valor de R$ 50,00. Toda a programação do fórum está disponível no site da Fesporte. Para quem desejar participar com trabalhos científicos na forma de pôsteres ou artigos tem até 7 de abril para se inscrever. Os dez melhores trabalhos serão publicados em livro e CD-ROM sob o título “Esportes: Ações e políticas públicas”.

Fonte: Fesporte