PCdoB potiguar já tem projeto eleitoral

Em reunião realizada dia 6, com a presença de Walter Sorrentino, PCdoB/RN discutiu as alternativas para as eleições de 2006, tendo em vista o enfrentamento da cláusula de barreira e o apoio a uma possível candidatura de L

O secretário nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, esteve ontem, dia 6, no Rio Grande do Norte, onde participou da reunião da comissão política do partido.

O objetivo da visita foi dar continuidade às ações partidárias com base nas resoluções do 11º Congresso, acompanhando o comitê estadual nas formulações para o principal embate político deste ano, em especial a superação da cláusula de barreira.

 

No Rio Grande do Norte, o PCdoB planeja fazer junto com a inauguração da sua nova sede estadual, um ato de lançamento do documento “Apelo democrático: Em 2006, a democracia e o PCdoB precisam de seu apoio!”, aprovado recentemente pelo Comitê Central.

 

A reunião, dirigida por Antenor Roberto, presidente estadual do partido, teve a presença de membros da comissão política e dos pré-candidatos a deputado estadual e federal pelo estado do Rio Grande do Norte. Durante o debate chegou-se ao entendimento de que os comunistas potiguares devem aprofundar as discussões sobre o projeto eleitoral. No caso do projeto de candidaturas a deputado federal, foram reapresentados os nomes de Padre Fábio, Marcos George, Airene Paiva e Daniel Pessoa. Devido a hegemonização das forças de direita, que obteve cerca de 100 mil votos nas últimas eleições, reflexo do pequeno número de vagas (nove deputados federais), a meta dos comunistas potiguares será atingir os 2% de votos, cobrados pela cláusula de barreira e posicionar as candidaturas num cenário de reeleição do presidente Lula e da governadora Vilma de Farias. Dessa forma, o debate nacional será mais favorável para o discurso sobre o projeto nacional de desenvolvimento.

 

Para deputado estadual estão previstas as candidaturas de George Câmara, Roberto Germano e Antonio Capistrano, lideranças regionais do partido. Trabalha-se para a construção de uma coligação proporcional em que o partido se posicione com condições objetivas para a conquista de uma vaga na assembléia legislativa.

 

Jan Varela, de Natal (RN)