Petrobras quer triplicar investimento em pesquisas

A Petrobras irá praticamente triplicar os seus investimentos em universidades e institutos de pesquisa brasileiros nos próximos três anos. Serão cerca de R$ 1bilhão entre 2006 e 2008, contra R$650 mil no triênio anterior.

Os números foram divulgados durante o lançamento do novo modelo de parceria tecnológica da estatal com instituições de pesquisa. Segundo o gerente-executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), Carlos Tadeu Fraga, esse modelo prevê a concentração de investimentos em laboratórios e na formação de mestres e doutores. 

"Nós iremos concentrar os valores para suprir as carências de infra-estrutura e recursos humanos, em detrimento ao apoio de uma quantidade muito grande de projetos", explicou. "Vamos conceder bolsas de especialização em áreas onde consideramos que há uma carência maior de profissionais e ainda faremos a seleção das instituições para a capacitação de seus laboratórios".

Nos últimos cinco anos, a Petrobras fechou 1521 convênios para a pesquisa no Brasil, sendo que 600 deles ainda estão vigentes, e ainda outros 128 com instituições estrangeiras. Ao todo, 73 universidades e institutos de pesquisas brasileiros estão envolvidos nesses projetos com a estatal.

A informação é da
Agência Brasil