Secretário do PCdoB debate cláusula de barreira no RN

O secretário nacional de organização do PCdoB, Walter Sorrentino, esteve reunido com representantes do diretório do partido no estado para aprofundar a constituição de um projeto político-ele

Apesar de ser a legenda mais antiga do país, o PCdoB – sendo um partido pequeno – corre o risco de ser extinto caso não atinja a cota estabelecida. No RN, o diretório estadual calcula que com a composição que está sendo defendida – PT/PSB/PCdoB/PHS/PAM/PTN – seriam necessários cerca de 200 mil votos para apenas um candidato a deputado federal. ‘‘É preciso formar alianças muito amplas para alcançar o resultado’’, explica o presidente do diretório estadual Antenor Roberto.

Walter Sorrentino declara que uma série de atos políticos contra o dispositivo e de apelo democrático estão programadas por todo o país. ‘‘Essa é uma cláusula autoritária. Um modelo alemão copiado para o Brasil em uma realidade totalmente diferente’’.

Sorrentino diz que, além dos atos, o partido espera um reforma política democrática para evitar a extinção a legenda. ‘‘O PCdoB resistiu a ditaduras fortes e conseguiu se manter. Agora, a cláusula de barreira ameaça a nossa existência’’.

Mesmo assim, ele não acredita que seja necessário partir para a idéia da fusão de partidos que já tem sido sugerida por algumas legendas. Porém, ele defende que seja formado uma espécie de fórum de coligações eleitorais que fortaleça os partidos, mas que mantenha independência de atuação e identidade ideológica dos mesmos.

No RN, já foram apresentados quatro pré-candidatos a deputado federal pelo partido: Fábio Santos, Marcos George, Airene Paiva e Daniel Pessoa.

Fonte: Diário de Natal