Varig faz acordo e será operada por “nanica”

A Varig divulgará nota que informa o acordo operacional realizado com a OceanAir, empresa novata no setor aéreo brasileiro, que detém 0,64% de todo o tráfego doméstico no país, enquanto a Varig é responsável por cerca de 19%. Para preservar as operações d

Com a nova estratégia os Fokker 100 da Ocean Air vão operar os vôos que manterão o nome e o prefixo VG, da Varig. A estratégia é similar ao acordo realizado entre Varig e TAM, em que uma empresa comercializava o vôo, que podia ser operado com aeronave da outra. Segundo o presidente da Varig, Marcelo Bottini, a reformulação da malha já estava prevista e faz parte dos planos da empresa de se concentrar em rotas mais lucrativas e focar a companhia nos vôos internacionais.

Ele descartou no entanto que a companhia esteja cancelando vôos devido ao agravamento da sua crise financeira, que o levou a solicitar a empresas do governo, Infraero e BR Distribuidora, o adiamento no pagamento dos serviços prestados. "Os vôos estão saindo normais, com atrasos comuns a outras empresas também", disse ele.

 

Bottini negou também que a empresa OceanAir, do empresário German Efromovich, tenha feito proposta de injetar US$ 80 milhões na companhia: "Não existe proposta", afirmou. Ele informou que continua negociando com Infraero e BR Distribuidora prazos maiores para o pagamento de serviços a fim de garantir a continuidade da operação. Na Infraero, a expectativa é de que a Varig pague os R$ 116 milhões atrasados. O presidente da Varig deve se encontrar com o ministro da Defesa, Waldir Pires ainda nesta sexta-feira.

 

Com agências