Ex-agente colombiano denuncia plano para matar Hugo Chávez

O ex-diretor do serviço secreto colombiano (DAS) Jorge Noguera e paramilitares, junto com a oposição venezuelana, elaboraram um plano para assassinar o presidente Hugo Chávez, da Venezuela, segundo um ex-agente do organismo entrevistado pela revista colom

A denúncia foi feita por Rafael García, atualmente preso, depois de trabalhar no setor de informática do DAS. Noguera renunciou ao cargo no DAS no dia 25 de outubro em meio a um escândalo pela suposta infiltração de paramilitares da direita na Venezuela, e é atualmente cônsul em Milão (Itália).

 

 

"Existia um plano de desestabilização do governo venezuelano. Até onde sei, duas pessoas tinham conhecimento disto: um ex-diretor de inteligência do DAS e eu. No governo colombiano há seis pessoas comprometidas, mas não vou revelar seus nomes", sustentou García. O ex-agente acrescentou que "o plano contemplava o assassinato de vários funcionários" venezuelanos, mas não o promotor Danilo Anderson, assassinado em Caracas no dia 18 de novembro de 2004.

 

 

Com agências