Humala mantém ligeiro favoritismo a poucas horas das eleições

O candidato Ollanta Humala, do partido União pelo Peru, mantém uma ligeira vantagem a poucas horas das eleições deste domingo, segundo a última pesquisa de intenções de voto divulgada pela empresa privada Apoio. S

A pesquisa, que consistiu em uma simulação de voto entre 3.892 pessoas, foi feita na sexta-feira em 118 províncias das 25 regiões do país, e tem uma margem de erro de 2%. Estes resultados parecem confirmar que nenhum dos candidatos à Presidência obteria a maioria absoluta, e os dois mais votados terão que disputar um segundo turno. A empresa Apoio mostrou que Humala sofreu uma queda de 4 pontos em relação a sua pesquisa anterior de 31 de março, queda similar à registrada por Flores, que caiu três pontos, enquanto que García se mantém estável.

O ex-presidente, Valentín Paniagua, da aliança Frente de Centro, ocupa a quarta posição, com 8%; seguido pela "fujimorista" Martha Chávez, de Aliança para o Futuro, no quinto lugar com 7%. A pesquisa indicou, além disso, que o Partido Aprista pode obter a maioria simples no Congresso de 120 cadeiras, ao conseguir 38 assentos, seguido por União pelo Peru, com 29, e União Nacional, com 24.

Com agências