Datafolha: Serra sobe 6 pontos e Marta 5 em São Paulo

O ex-prefeito José Serra (PSDB) subiu 6 pontos percentuais na disputa pelo governo de São Paulo em outubro, enquanto sua concorrente mais bem situada, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), ganhou 5 pontos e o senador Aloizio Mercadante, que disp

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 7 deste mês é a primeira do Datafolha depois que Serra renunciou à Prefeitura de São Paulo, tornando-se o candidato “quase consensual” do PSDB. No cenário contra Marta, ele aparece com 56%, contra 50% na pesquisa anterior do mesmo instituto (coletada três semanas antes, em 16-17/3), quando ainda era prefeito.

Quércia agora em terceiro

Foram pesquisados oito cenários, com Marta e com Mercadante, com e sem o ex-governador Paulo Maluf (PP), ou o ex-governador Orestes Quércia (PMDB). Só não foi pesquisado o cenário com Aníbal, ex-presidente nacional do PSDB e candidato ao Senado quatro anos atrás, que insiste em disputar com Serra a indicação para o governo.

Segundo a pesquisa, Marta Suplicy sobe 5 pontos, de 14% para 19%, e se consolida no segundo lugar ao abrir  8 pontos de vantagem sobre Orestes Quércia. Este cai 4 pontos e aparece agora em terceiro lugar.

No cenário com Mercadante como candidato petista, este também avança, de 11% para 14%, e ultrapassa Quércia, que se mantém em 12%. Neste caso, a ascensão de Serra é de 1 ponto: passa de 58% para 59%.

Serra tem seu pior desempenho –55%– no cenário que apresenta Marta, Quércia e o ex-governador Paulo Maluf (PP) como adversários. Também nele, Marta está com 17% das intenções, nove pontos à frente de Quércia (8%). Maluf aparece em quarto lugar, com 4%.

Serra é mais fraco na capital

Em todos os cenários pesquisados, o candidato do PSDB ganharia no primeiro turno conforme os dados do Datafolha. E ele também aparece com índice baixo de rejeição – 12%, contra 60% de Maluf, 30% de Marta e 28% de Quércia.

Mas a pesquisa mostra também um ponto débil da candidatura Serra, que José Aníbal tem colocado em evidência. O eleitorado paulista se divide ao meio sobre a sua renúncia à Prefeitura, em 31 de março: 46% acham que ele “agiu bem”, 45% opinam que “agiu mal” e 9% não sabem ou não responderam.

O julgamento é mais severo para com Serra justamente no município de São Paulo, onde 38% acham que ele “agiu bem” e 55% que “agiu mal”.  É também na capital do Estado que Serra obtém seu índice mais baixo de intenção de votos: 50% (contra 50% na Região Metropolitana e 61% no interior). Já a sua rival mais bem situada, que foi prefeita da cidade até dezembro 2004, tem aí o seu melhor desempenho: 28% (contra 26% na Grande São Paulo e 12% no interior).

Na pesquisa espontânea Serra também lidera. Ele subiu 8 pontos e está com 19% de preferência. Marta oscilou positivamente 1 ponto e tem 5%. Maluf, Mercadante e Quércia aparecem, cada um, com 1%, repetindo a pesquisa anterior.

Em um eventual segundo turno, Serra derrota Marta por 65% a 27%. Vence Mercadante por 69% a 22%, Quércia por 71% a 18%. e Maluf por 76% a 9%.

A mesma pesquisa ouviu eleitores de todo o Brasil sobre a sucessão presidencial. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 40% das intenções de voto (tinha 42% três semanas atrás); seu rival do PSDB, Geraldo Alckmin, tem 20% (tinha 23%); e o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, subiu 3 pontos e aparece com 15% (clique aqui para saber mais sobre a disputa presidencial ).Em São Paulo o Datafolha ouviu 1.682 paulistas em 6 e 7 de abril. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Com Folha de S. Paulo