Funcionários da Varig promovem marcha em Brasília

Associações de funcionários da Varig e sindicatos que os representam estarão hoje em vigília. Às 15 horas, no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e agora de manhã, em São Paulo (Congonhas) e no Rio Grande

Em Brasília, também às 15 horas, cerca de 300 funcionários com uniformes da companhia, acompanhados por parlamentares de diversos partidos, marcharão do Congresso Nacional ao Palácio do Planalto para uma audiência com o presidente Lula. A "Marcha pela Salvação da Varig" é uma tentativa dos funcionários de buscar, de forma objetiva, o apoio – por meio de linha de crédito – do governo federal à empresa. Os funcionários saem do aeroporto do Galeão, no Rio, em vôo fretado pelas associações signatárias da "Marcha". O avião será um MD-11, utilizado pela Varig em vôos internacionais.

O governo avalia – com certa simpatia – a possibilidade de conceder, por um prazo de até seis meses, a moratória pedida pela empresa. A idéia é suspender as cobranças das dívidas da empresa com a Infraero, estatal que administra os aeroportos, e a BR Distribuidora, que fornece combustível para aviões. Alguns integrantes do primeiro escalão advertem que o governo pode ser acusado de descumprir a lei e sofrer ações do Ministério Público. Também temem que outras companhias aéreas passem a exigir o mesmo tratamento dispensado à Varig.

Pesa a favor da moratória o receio das conseqüências políticas do fechamento de uma empresa que emprega 11 mil funcionários. Assim como a provável repercussão negativa do cancelamento das mais 20 mil passagens expedidas pela Varig para brasileiros que pretendem assistir aos jogos da Copa do Mundo da Alemanha, em junho.

Da Redação

Com informações da Agência Brasil.