Herança de Serra: sem professor, escola de São Paulo faz rodízio de alunos

Sem professores suficientes para ministrar disciplinas como história, ciências, matemática e inglês, a direção da Escola Municipal de Educação Fundamental Amadeu Mendes, no Parque São Domingos (zona norte de

Sem professores suficientes para ministrar disciplinas como história, ciências, matemática e inglês, a direção da Escola Municipal de Educação Fundamental Amadeu Mendes, no Parque São Domingos (zona norte de São Paulo), realiza um "rodízio" de alunos desde o início do ano.

Cerca de 1.200 crianças e adolescentes estão matriculados.

De acordo com pais ouvidos ontem pela reportagem, como não há docentes para suprir a carga horária em todas as salas ao mesmo tempo, há dias em que são ministradas aulas para as turmas da quinta série, por exemplo, mas pelo menos uma sala da sexta série é dispensada.

A dispensa de alunos está registrada em bilhetes encaminhados pela direção da escola aos alunos desde o dia 6 de fevereiro, primeiro dia do ano letivo.
"Dou graças a Deus quando meu filho tem três aulas [o normal seriam cinco]. Desde o primeiro dia de aula é o mesmo problema: todo dia tem falta de professor", reclama a psicóloga Janice Pedroso, 45, mãe de dois alunos da quinta e da sétima séries. "Já começou o ano sem professores, e estamos quase no final do semestre. Quem vai repor essas aulas?", questiona a dona-de-casa Silvia Trindade, 43, mãe de um aluno da sexta série.

No final do mês passado, o problema da ausência de docentes na unidade foi levado por pais de alunos à coordenadora de Educação de Pirituba, Rosely Arrojo. Segundo os pais, ela prometeu novas contratações até o próximo dia 19. Ontem, quando a escola retomou os trabalhos após uma greve dos professores que durou 17 dias, poucos alunos foram às aulas.

Outro lado

Funcionários da direção da Emef Amadeu Mendes confirmaram ontem que há dispensa de alunos por causa da falta de professores, mas que contratações estão previstas para este mês. Segundo eles, vagas de professores contratados em caráter temporário em 2005 ainda não foram repostas. Outro problema é que docentes que se aposentaram no ano passado tiveram as vagas "congeladas".

A Secretaria Municipal da Educação informou que a escola vai receber, até a próxima quarta-feira, novos professores de matemática, de história, de inglês e de ciências -um em cada disciplina. A administração municipal afirma ainda que toda a rede receberá novos docentes, inclusive para cargos de direção e de supervisão escolar.

Fonte: Folha de S. Paulo