Fórum Social Brasileiro começa amanhã em Recife

A partir de amanhã (20) e até o próximo domingo (23), cerca de 20 mil pessoas entre representantes de movimentos sociais brasileiros, intelectuais e miiltantes estrangeiros estarão reunidos em Recife para o Fórum Social Brasileiro (FS

O encontro servirá de espaço para a análise e revisão do processo político nacional a partir da experiência dos movimentos sociais brasileiros. Também fornecerá elementos para a construção de agendas comuns para o futuro. 

 

Um dos principais temas que está sendo pautado pelas organizações é a questão da educação. Na quinta-feira, quando acontecerá a marcha de abertura do Fórum, haverá o Bloco da Educação, que será focado no Fundo de Manutenção e de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) – com duas alas: uma defendendo o direito das crianças às creches no Fundeb, e outra defendendo o piso nacional salarial. A manifestação contará com a participação de militantes do Fórum em Defesa da Educação Infantil em Pernambuco, dos comitês nordestinos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com representantes de creches, mães e crianças em carrinhos.
 
Durante a programação, também haverá o seminário "Semana de Ação Mundial pela Educação”, que terá como tema central a valorização dos profissionais de educação. O que a sociedade espera de um educador e o que os educadores esperam da sociedade; um educador de qualidade é direito de toda a sociedade e é uma das condições fundamentais para se alcançar uma educação pública de qualidade para todos.

Na mesa estarão representantes da Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação (CNTE), da Comissão dos Professores Indígenas de Pernambuco (COPIPE), de universidades, além de dirigentes da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Central dos Movimentos Populares (CMP).
 

Da Redação

Com informações da Adital