Cresce o movimento nos cartórios eleitorais de BH

A pouco mais de uma semana do encerramento do final do prazo para o alistamento e transferência eleitorais – 3 de maio -, é intenso o movimento nos cartórios eleitorais de Belo Horizonte (incuindo o Pólo de Atendimento ao Eleitor). Some

As 18 zonas eleitorais da Capital atenderam de 8h às 17h. Até o final do prazo, todos os 346 cartórios eleitorais do Estado estarão funcionando todos os dias, inclusive no feriado do dia primeiro de maio, das 8h às 17h. No interior e na Região Metropolitana de BH, alguns cartórios também já operam em regime de plantão, com atendimento ao público pela manhã.

O Disque-Eleitor (3291-0004), atendimento do TRE-MG via telefone, também está funcionando nos dias de plantão dos cartórios, das 8h às 17h. O total de ligações telefônicas nesta sexta-feira, dia 21, foi de 625. Dentre as dúvidas mais freqüentes estão as relacionadas com o cancelamento de inscrições, locais de votação e documentos necessários para o alistamento.

Para quem deseja apenas requerer a segunda via do título eleitoral, o prazo vai até o dia 21 de setembro (10 dias antes do pleito). O prazo de 3 de maio também vale para o residente no exterior. Neste caso, o eleitor deverá comparecer às sedes das embaixadas e repartições consulares, com jurisdição sobre a localidade de sua residência, para o preenchimento e entrega do formulário de requerimento de alistamento eleitoral.

O brasileiro que deixar de se alistar sofrerá as sanções previstas em lei. O eleitor que estiver com o título cancelado ou suspenso e não comparecer a um cartório para obter as informações sobre como regularizar sua situação não poderá votar nestas eleições, já que seu nome não irá constar da folha de votação de sua seção eleitoral, nem da urna eletrônica.

O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos (e facultativo para quem possui 16 ou 17 anos ou acima de 70).
Mais informações sobre os endereços dos cartórios eleitorais das 346 zonas eleitorais mineiras podem ser obtidas no site do TRE.

As informações são do TRE.


 
Fonte Portal UAI