Governo Evo Morales expulsa empresa brasileira irregular

O governo boliviano mandou o grupo responsável pela siderúrgica brasileira EBX deixar o país que se encontrava em situação irregular no país. A informação é do canal Globonews.

Os moradores da cidade de Puerto Soares realizaram na última sexta-feira um segundo dia de greve, com interrupções nas estradas para pressionar o governo a dar a licença de funcionamento a EBX, que pretende explorar uma rica jazida de ferro na região. Para pressionar o governo, líderes locais chegaram a tomar como reféns, entre quarta e quinta-feira, três ministros de Estado, liberados ilesos quatro horas depois durante uma operação conjunta do Exército e da polícia.  

 
Segundo o governo boliviano, a empresa brasileira instalou sem licença dois fornos de fundição à base de carvão vegetal, como parte de um plano de exploração das jazidas de ferro de El Mutún – que, segundo especialistas, abriga 40 bilhões de toneladas de ferro e 10 bilhões de toneladas de magnésio, 70% das reservas do mundo.
 
Moradores de Puerto Suárez suspenderam a paralisação e o bloqueio de estradas e da via férrea que mantinham desde o início da semana para pressionar pela legalização da siderúrgica. Eles aceitaram a proposta do presidente Evo Morales de buscar acordos satisfatórios para a região num encontro realizado à noite. O chefe de Estado convidou os líderes da zona em conflito e os do departamento de Santa Cruz, ao qual pertence Puerto Suárez, a uma reunião que se realizará segunda-feira no Palácio de Governo.
 
Da Redação
Com agências.