PMDB antecipa decisão sobre candidatura própria para maio

O PMDB vai antecipar a convenção que vai definir a candidatura própria do partido. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que a convenção que vai homologar a candidatura ou desistência dela vai ocor

A convenção do PMDB que discutiria esse tema estava marcada anteriormente para 10 de junho. Renan, entretanto, disse que a convenção de maio não vai anular a de junho, que vai ser realizada na data marcada.

"Essa é a decisão final do partido. Estamos convivendo com muita ansiedade nos Estados para saber que rumo tomar", afirmou ele.

Segundo Renan, o pedido para antecipar a convenção para maio tem o apoio de 14 diretórios e da maioria da Executiva do partido.

Renan pertence ao grupo governista do PMDB, que rejeita a tese da candidatura própria. Ele defende que o partido não tenha candidato para poder se coligar livremente nos Estados.

No lado oposto está a ala independente, representada pelo pré-candidato Anthony Garotinho e pelo ex-presidente Itamar Franco, que também quer disputar a indicação pela indicação da chapa que disputará a Presidência da República pelo PMDB.

PFL

A nova convenção do PMDB vai ocorrer às vésperas do prazo fixado pelo PFL para definir o nome do candidato a vice na chapa do PSDB à Presidência, encabeçada pelo paulista Geraldo Alckmin.

Entre os empecilhos para a aliança nacional entre o PFL e PSDB está a dificuldade para fechar um acordo nos Estados. Por conta disso, alguns pefelistas chegaram a defender uma aliança com o PMDB, que poderia ajudar o PFL a formar uma bancada maior no Congresso.

Fonte: Folha Online