Fala de 1º de Maio de Lula destaca a auto-suficiência

No seu pronunciamento da noite de domingo (30), em rede nacional de TV, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reservou um espaço generoso para a da auto-suficiência em petróleo, que considerou “histórica”. Sem comprar a pol

De acordo com a fala presidencial, que foi ao ar às 21 horas, a auto-suficiência do Brasil em Petróleo é resultado do trabalho de várias gerações. "O meu governo teve a felicidade de contribuir para essa vitória. Porém ninguém é mais responsável por essa vitória do que o trabalhador brasileiro, que a construiu de heróica, em mais de meio século", destacou Lula.
“Mais um marco de independência”

O presidente disse que, como tudo que é feito de forma coletiva e solidária, a auto-suficiência trará benefícios para todos. "A partir de agora, estamos livres tanto de crises de abastecimento como de oscilações agudas no preço do petróleo", disse.
Para Lula, trata-se de "um símbolo que nos aponta para o futuro e nos cobra outras conquistas. Um símbolo de otimismo e de vitória sobre o discurso derrotista que domina certos setores da vida nacional ", afirmou.

A auto-suficiência em petróleo, segundo a fala presidencial, vai ajudar o país a aumentar as reservas e a economizar recursos para melhorar a vida do povo. "Com ela, o Brasil amplia sua inserção soberana no mundo. É mais um marco de independência, como foi, igualmente, a nossa decisão de zerar a dívida com o FMI [Fundo Monetário Internacional]. Com estas conquistas, estamos reduzindo a nossa vulnerabilidade externa e nos tornando mais fortes e mais livres", afirmou.
“As pessoas sentem a vida melhorando”

Lula capitalizou também outras realizações de seu governo com maior eco entre os trabalhadores. Disse que, como ex-líder sindical, tem a satisfação de dizer que, depois de décadas de perdas "constantes", a massa salarial voltou a crescer e 90% dos acordos salariais estão sendo feitos acima da inflação.

"Está tudo uma maravilha? Não. Muita coisa ainda precisa ser feita. Mas as pessoas sentem sua vida melhorando e mais perspectiva de futuro", disse o presidente. Ele lembrou, que o valor do salário mínimo está longe do ideal, mas que este ano, já foi possível dar um aumento bem melhor e antecipar o pagamento do mês de abril.
Juros: “Sem sobressaltos”
 "Depois de garantirmos a estabilidade, e conseguirmos o mais baixo índice de inflação dos últimos tempos, estamos agora reduzindo os juros em ritmo constante e sem sobressaltos", destacou o presidente.

O presidente ressaltou que, em abril, o Banco Central aplicou a sétima baixa consecutiva na taxa de juros Selic. "Esta tendência vai continuar, estimulando a produção e melhorando o nosso índice de crescimento", destacou.

Com Agência Brasil