Manifestação do PCdoB-DF destaca papel do trabalhador

As comemorações do  Dia do Trabalhador começaram neste domingo (30) com uma manifestação promovida pelo Comitê Municipal de Brasília do Partido Comunista do Brasil e o Instituto Maurício Grabois do Distri

Eles distribuíram, entre artesãos, feirantes e visitantes, um panfleto de parabéns e cumprimentaram os trabalhadores pela passagem da data comemorada em todo o mundo no dia 1º de Maio.

O texto foi bem recebido pelos trabalhadores. Adinor Amâncio da Silva, artesão, de 87 anos, que trabalha na feira há 28 anos, concorda com o texto que diz que “trabalhador e trabalhadora teve e tem participação fundamental em conquistas que beneficiam toda a sociedade”.

Ele destaca a importância do trabalho no desenvolvimento do País. E por isso cobra “mais apoio à classe trabalhadora”. Adinor  aproveitou a oportunidade para lembrar a necessidade da regulamentação da profissão do artesão.

Para Andréa Barbosa, presidente do Comitê Municipal de Brasília do Partido, a manifestação faz parte dos eventos do Dia do Trabalhador, que prosseguem nesta segunda-feira (1º ), para lembrar as conquistas e lutas do trabalhador. O texto distribuído destaca que “direitos sociais que hoje existem não foram dádivas de governantes ou das elites, mas fruto dos trabalhadores por uma sociedade mais justa”.

Papel do trabalhador

Valéria Duarte, presidente do Instituto Maurício Grabois, diz que a manifestação visa, além de divulgar o trabalho e a ideologia do Partido e do Instituto, “que está preocupado e comprometido com as causas dos trabalhadores e mostrar que o Dia do Trabalhador não é apenas um feriado, mas um momento de reflexão sobre o papel do trabalhador que é quem movimenta a economia e que o desenvolvimento do País só é possível com a participação efetiva do trabalhador”.

Ela enfatiza o que diz o texto de que “os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, juntamente com outras forças sociais avançadas, têm hoje, mais do nunca, um papel  fundamental na luta contra os que apostam no retorno ao poder dos grupos que, durante oito longos anos, privatizaram o estado brasileiro e empobreceram a população”.

Programação

Os comunistas voltam a se reunir nesta segunda-feira, no Parque da Cidade, onde haverá uma grande comemoração pelo Dia do Trabalhador. Em meio as atividades promovidas pelo Sesi, o PCdoB/DF volta a reunir seus filiados e militantes para distribuir panfletos e manter contato com os trabalhadores e trabalhadoras.

Pela manhã, haverá a tradicional Corrida do Trabalhador, em sua 36ª edição, que reúne mais de três mil pessoas disputando os percursos de 5 Km e 10 Km.  À tarde, haverá atividades recreativas para as crianças e shows para os adultos.

De Brasília
Márcia Xavier