COB comemora Projeto de Lei de Incentivos ao Esporte

"Este é o dia mais importante da história do esporte brasileiro". Com essa afirmação o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, definiu a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de lei de incentivos fis

Para Nuzman, o projeto de lei que será encaminhado ao Congresso Nacional é o primeiro passo rumo à concretização de uma antiga aspiração do esporte olímpico brasileiro. "Desde 1983 venho defendendo uma lei nesses moldes, fundamental para o desenvolvimento do esporte brasileiro. Portanto hoje é um dia histórico para o esporte. Este projeto de lei é abrangente, consistente e abrirá inúmeras possibilidades de investimentos do setor privado em praticamente todas as áreas do esporte. Este é mais um passo importante para a construção de um país olímpico e ratifica o esporte com parte integrante da política de governo", disse Nuzman, afirmando que Lula é o presidente que mais fez pelo esporte nacional em toda sua história.

Além do presidente do COB, estiveram presentes à solenidade vários presidentes de Confederações Brasileiras Olímpicas e atletas de ponta do esporte nacional, como Robert Scheidt, Rebeca Gusmão, Flávio Canto, Ana Mozer, Kaio Márcio, Fernando Scherer, Mosiah Rodrigues, Pipoca e Robson Caetano, entre outros. Também comparecerem ao Marina Hall, em Brasília, o Ministro do Esporte, Orlando Silva, o ex-Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, e membros do Conselho Nacional do Esporte.

"O mérito deste projeto não é meu. É do Vital (Severino, presidente do CPB), do Nuzman, e sobretudo do companheiro Agnelo Queiroz. Digo isso porque nesses quarenta meses de Governo, em pelo menos trinta o Agnelo brigou por esse projeto. No Brasil sempre tivemos dificuldade de inovar no cotidiano da política. Não tínhamos a dimensão do significado do esporte na formação de nosso povo, na formação da cidadania. O esporte é fundamental nas mais variadas frentes.

É preciso que o Congresso tenha rapidez na aprovação de projetos como esse, assim como da Timemania. A lei de incentivo atrairá empresas privadas que investirão no atleta desde o início. A partir da aprovação da lei vamos poder garimpar mais atletas. Não vamos mais apenas apostar na bravura e no heroísmo dos nossos atletas. Agora vamos investir neles. Esse projeto não pode ficar mofando. Esta é uma obrigação de cada um de nós", disse Lula.

"Devemos agradecer ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela acolhida que deu a este projeto e a visão da potencialidade do esporte em todos os seus níveis de atuação. Agradecemos também ao ex-Ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, que foi incansável na luta para a elaboração deste projeto de lei, e ao atual Ministro Orlando Silva, pela agilidade política e o compromisso de dar continuidade à realização deste sonho da comunidade esportiva", disse Carlos Arthur Nuzman.

Ao final da cerimônia, o presidente Lula também fez menção à realização dos Jogos Pan-americanos no Brasil. "Vamos fazer os melhores Jogos Pan-americanos da história, para depois nos capacitarmos a fazer os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo de futebol de 2014. Pode ter gente mais rica do que nós, mas não mais competente e criativa", concluiu Lula.