Comitê Nacional de Trabalhadores da Volks se reúne hoje

O Comitê Nacional dos Trabalhadores na Volks reúne-se hoje (5) para definir um plano conjunto de ações contra a intenção da multinacional de demitir 5.773 metalúrgicos no Brasil. O Comitê Nacional reúne represe

Além da reação conjunta dos trabalhadores contra as demissões, o Comitê vai debater a intervenção da delegação brasileira durante reunião anual do Comitê Mundial, que acontece entre os dias 8 e 12 na matriz em Wolfsburg, na Alemanha.

O plano da Volks ameaça não só as fábricas no Brasil, mas também a unidade em Navarra, na Espanha, que pode fechar. Só na Alemanha, a multinacional quer demitir 20 mil trabalhadores.

“Nossa intenção é articular com trabalhadores do mundo todo lutas conjuntas”, disse Wagner Santana, o Wagnão, vice-presidente do Comitê Mundial. A delegação brasileira também quer debater ações unitárias durante o encontro que acontece entre os dias 15 e 18 no México reunindo dirigentes sindicais dos países onde a Volks tem fábricas. São trabalhadores alemães, espanhóis, mexicanos, portugueses, argentinos e brasileiros.

“Também nesse encontro queremos definir um plano conjunto de ações”, comentou Wagnão. Ele acredita que só uma reação unitária dos trabalhadores poderá levar a Volks a rever seu projeto de reestruturação.

Com informações da Tribuna
Metalúrgica,
boletim diário do
Sindicato dos Metalúrgicos do ABC