Inscrições para isenção da taxa do vestibular da UFMG começam nesta 5ª

As inscrições para o Programa de Isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) começam nesta quinta-feira. O benefício pode ser pedido até o dia 16 e

De acordo com o coordenador-geral do vestibular, Marcus Vinícius de Freitas, o estudante não precisa ter estudado em escola pública para se inscrever. “É aberto a todo mundo. Tem alunos de escolas particulares que têm bolsa ou que não têm condições financeiras de arcar com mais essa despesa”, explica.

Os interessados devem comprar, por R$ 1,50, o kit isenção, com formulário de preenchimento, edital, além de informações sobre o programa. Ele está à venda em 190 agências credenciadas dos Correios. Três são no estado de São Paulo e o custo de postagem é de R$ 3,30.

Nesta quarta-feira, a Secretaria Estadual de Educação firmou uma parceria com a Comissão Permanente do vestibular (Copeve) para a divulgação do programa. Serão usados os meios de comunicação do governo e também será enviado material de divulgação para as 1.720 escolas de ensino médio da rede estadual.

O objetivo é que o maior número de pessoas, em especial do interior, conheçam e tenham a oportunidade de participar. A UFMG já encaminhou kits de divulgação para as superintendências de educação de 12 cidades-pólo, onde serão feitas as provas da primeira etapa.

O programa de isenção já existe há muito tempo, mas segundo Marcus, desde que a Copeve assumiu, há cinco anos, os resultados têm sido significativos. No ano passado, 18.958 pessoas receberam o benefício, o que correspondeu a 65,7% dos 28.907 inscritos para o benefício. Desse total, 12.891 candidatos receberam isenção total e outros 6.067, a parcial, correspondente a 50% do valor da taxa. “Na edição passada do vestibular, cerca de 25% dos candidatos ao concurso eram isentos da taxa”, lembra o professor. Informações: www.ufmg.br/copeve ou (31) 3209-9000.

Fonte: Portal Uai