Prisão de “Barrerito” é um avanço mas a luta contra impunidade continua

PCdoB saúda a Prisão do pistoleiro  "Barrerito" e reafirma a luta pela Reforma Agrária como forma de combater a impunidade e a violência no campo.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) saúda a prisão do pistoleiro José Serafim Sales, o Barrerito, condenado a 25 anos de prisão pela Justiça paraense, pelo assassinato em 1991 do então Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Maria e dirigente do PCdoB no Pará, Expedito Ribeiro de Souza. Barrerito estava foragido da Justiça há seis anos, tendo fugido pela porta da frente da Penitenciária de Marabá em 2000. O que demonstrou, na época, o descompromisso das autoridades em punir e reprimir os crimes cometidos contra os trabalhadores e os que lutam pela Reforma Agrária.
 
No entender do PCdoB a luta contra a impunidade e a violência no campo caminha junto com a luta pela Reforma Agrária. A paz no campo em nosso Estado só se dará com uma justa distribuição da terra e o apoio a pequena produção rural.
 
Reiteramos também, que os que lutam contra a impunidade e pelos direitos humanos devem estar vigilantes para fazer com que o Governo do Estado e a Justiça cumpram seu papel. A fuga de Barrerito, assim como diversos exemplos de mandantes e pistoleiros que estão soltos, demonstra a conivência dos governantes paraenses com os assassinos de trabalhadores rurais e de defensores da Reforma Agrária.
 Leila Márcia Santos – Presidenta Estadual do PCdoB Pará.