Fidel Castro é tão rico quanto o Papa

O deputado Moisés Diniz (PCdoB-AC) afirmou, em relação à reportagem da revista Forbes, que “Fidel Castro é tão rico quanto o papa Bento XVI”. A revista diz que Fidel Castro é detentor de u

Segundo o deputado do PCdoB, a própria revista informa que os US$ 900 milhões são baseados no "controle" que Fidel Castro tem sobre as empresas estatais. Dessa forma, avalia grosseiramente a Forbes, o presidente cubano seria o dono dessa riqueza. “Seria a mesma coisa afirmar que o papa é dono de milhões de dólares, ao avaliar os bens da igreja católica, entre templos e demais imóveis”.

O parlamentar do PCdoB afirma que o patrimônio do Estado cubano é de propriedade do povo e não será entregue aos herdeiros de Fidel Castro. Diferente dos milionários da revista Forbes, que transformam recursos públicos em propriedade privada e gastam os recursos da educação e da saúde do povo é orgia particular, iates e mansões. “A elite do planeta não suporta Fidel Castro, por isso essa tentativa desesperada de desmoralizá-lo, comparando-o a xeques e reis do Oriente Médio e a presidentes corruptos de republiquetas africanas”.

Diniz argumenta que se o critério fosse o valor de bens públicos, só as ações do Estado brasileiro na Petrobrás são maiores que o PIB cubano, de US$ 36,4 bilhões. “Por que os meios de comunicação, ao invés de divulgarem essas bobagens, não informam que Cuba investe 18,7% do seu PIB em educação, enquanto o Brasil investe apenas 4,2%?”, questiona Diniz.