É inaugurado na Bahia o Centro Integrado de Formação Loreta Valadares

Uma importante iniciativa no campo da difusão e da pesquisa do marxismo
aplicado à realidade brasileira aconteceu na Bahia, na última sexta-feira (5/5), dia do nascimento de Karl Marx. O Comitê Estadual do PCdoB inaugurou em Salv

O Centro de Formação reúne no mesmo espaço: a seção baiana da Escola Nacional do PCdoB, o Centro de Estudos Sindicais (CES), o Instituto Maurício Grabois (IMG), o Instituto Castro Alves da Juventude (ICAJ), além da seção baiana da União Brasileira de Mulheres (UBM). O nome de Loreta Valadares, dado ao Centro de Formação é uma homenagem dos comunistas baianos a heroína da luta contra a ditadura militar brasileira e dirigente do PCdoB.
 
O dirigente estadual e responsável pela Formação e Propaganda do PCdoB, Milton Barbosa, ao abrir o evento falou sobre os objetivos do Centro de Formação. “É uma iniciativa planejada há mais ou menos um ano pelo PCdoB e que agora se concretiza. A idéia é integrar no mesmo espaço e em torno de iniciativas comuns entidades dedicadas à pesquisa e a difusão do marxismo aplicado à realidade brasileira.
Milton informa que iniciativas no campo da formação teórica, a partir da inauguração ocorrerão no local. “Existe uma programação intensiva de formação. A Escola do PCdoB realizará cursos mensais sobre noções gerais do marxismo e outros programados pela Escola Nacional, teremos atividades regulares por iniciativa do Instituto Maurício Grabois, cursos e seminários do CES, trabalho de pesquisa do ICAJ, além de contribuições para a preparação da Conferência Nacional do PCdoB sobre a Mulher, que se realizará no final do ano.
Representando a Comissão Nacional do PCdoB de Formação e Propaganda, Augusto Buonicori, após destacar a importância da luta de idéias, disse “É um grande acontecimento a inauguração deste Centro de Formação. É importante aprofundar e transformar o conhecimento. É um espaço para se aprender e produzir coisas novas”.
 
“Esse é um ano de eleição e o Partido está inaugurando a sua Escola. Tem tudo a ver. Além da formação no campo da teoria marxista, essa iniciativa contribuirá com subsídios para o debate político da campanha eleitoral no sentido de desmascarar o projeto neoliberal”, disse o presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza.
Participaram do evento a dirigente da Superintendência Municipal de Política para a Mulher, Maria Helena, representando o prefeito de Salvador, João Henrique (PDT), o secretário de Educação e Cultura de Salvador, Ney Campello, deputados e vereadores do PCdoB, além de representantes de entidades sindicais e do movimento social.
 
Doações
 
Celebrando a criação do Centro de Formação, Péricles doou à biblioteca do Centro, o livro de Marx, o Capital que foi adquirido por ele em 1966 e tem história. “Em 1970, os três livros que compõem a edição tiveram que ser enterrados no município maranhense de Imperatriz, região próxima a Guerrilha do Araguaia”. Péricles informa que, nessa época, ele e outros militantes preparavam a luta armada integrados à produção como trabalhadores rurais e sobreviviam do plantio de arroz. “Nosso grupo tinha uma pequena biblioteca guardada numa mala. Um dia com a presença da repressão na área, tivemos que enterrá-la. Conseguimos resgatar a mala com os livros alguns meses depois”, disse Péricles.  A umidade da região danificou apenas a capa da edição que agora fará parte do acervo da biblioteca do Centro de Formação.
Também homenageando a criação do Centro de Formação, os deputados federais do PCdoB, Alice Portugal e Daniel Almeida, doaram para a sede do Centro, um quadro da artista plástica Edíria Carneiro, esposa do querido camarada João Amazonas.