Hino Nacional e hasteamento da bandeira são obrigatórios nas escolas municipais de BH

A execução do hino nacional e o hasteamento da bandeira do Brasil serão obrigatórios nas escolas públicas municipais de Belo Horizonte pelo menos uma vez na semana, a partir da próxima semana. Nesta sexta-feira, deve ser publica

A justificativa da lei alega que o ritual que antes era obrigatório no governo militar, agora raramente é realizado nas escolas, o que faz com que os estudantes desconheçam a letra e a melodia do hino – o que é uma perda cultural, na avaliação do vereador. Ainda de acordo com a justificativa do projeto, o evento não deve ser burocrático, já que os símbolos nacionais não devem ser um fim em si mesmos, mas um meio para se discutir ética e cidadania, humanismo e solidariedade.

Para o autor do projeto, pode parecer um detalhe insignificante para muita gente, mas a rotina do hasteamento vai despertar a atenção de crianças e jovens para que observem os caminhos que o país está tomando. “Esse não compromisso de deputados e políticos no país é porque o povo não acompanhou, não tem amor à patria para isso”, reclama.

“Essa valorização da pátria pela música e o hasteamento da bandeira reavivam o amor pelo país. Aí você também se preocupa com todas as questões que envolvem o Brasil e quer vê-lo vencedor e próspero, com melhores condições de vida”, explica.

O assunto tramitava na câmara desde abril de 2005, mas a idéia inicial foi apresentada na primeira legislatura do vereador, em 2001. O projeto teve parecer favorável em todas as comissões, mas foi vetado pelo Prefeito, que teve o veto derrubado pela maioria dos vereadores na câmara.

A lei serve como uma preparação para a Copa do Mundo, preocupação que já atinge outros estados, já que projeto de natureza semelhante está para ser aprovado na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.

Fonte Portal Uai