EUA: circulação de jornais cai 2,6% com a Internet

A circulação de jornais nos Estados Unidos caiu 2,6% no final de março, conforme dados divulgados nesta segunda-feira. Uma análise da associação do setor, com dados de 770 publicações diárias, descobri

A circulação aos domingos, de 610 jornais, caiu 3,1%, para 48,5 milhões. O Escritório de Auditoria de Circulação tem entre seus membros 882 jornais diários. Mais de 85% deles enviaram dados para o último levantamento. A circulação subiu 0,5% nas edições de dias úteis e de domingo do New York Times. Enquanto isso, o USA Today, obteve um incremento de 0,1%, para 2,27 milhões.

Mas mais típico para a indústria foi a queda de 1% informada pelo Wall Street Journal. Jornais têm sofrido fraqueza no crescimento de receita com anúncios enquanto cada vez mais pessoas usam a Internet e outras mídias para obterem informações.

Muitas empresas lançaram edições online de seus veículos para manterem audiência e competirem com sites como Yahoo e Google, que reúnem notícias de múltiplas fontes. A receita publicitária obtida pelos jornais com seus sites não tem sido suficiente para compensar a fraqueza do mercado impresso.

A audiência de jornais online está crescendo, afirma a Associação de Jornais. Sites de jornais impressos tiveram em média 56 milhões de leitores, ou 37% de todos os internautas, no primeiro trimestre de 2006, segundo pesquisa da Nielsen//NetRatings. Isso representa um aumento de 8% em relação ao verificado um ano antes, informou a associação.

A circulação do Washington Post caiu 4%, enquanto que a do The Los Angeles Times recuou mais de 5%.

Com agências internacionais