Biografia de Fidel Castro chega ao Brasil em agosto

Ignacio Ramonet, diretor do Le Monde Diplomatique, está lançando na Espanha uma biografia do presidente cubano, feita a partir de cem horas de entrevista com Fidel Castro. O livro chegará às livrarias brasileiras em agosto de 2006,

Fidel Castro — Biografia em duas Vozes, livro do jornalista do Le Monde Diplomatique, Ignacio Ramonet (foto), está sendo agora lançado na Espanha e será publicado no Brasil, pela Boitempo, em agosto – mês em que o presidente cubano completa 80 anos.

Resultado de cem horas de entrevista, feitas entre janeiro de 2003 e dezembro de 2005, o livro faz uma retrospectiva da trajetória da vida pessoal e política de Fidel, e traz revelações como a confirmação da indicação de seu irmão, Raul Castro, para seu sucessor, e a intenção de Cuba de enviar dois aviões para resgatar Hugo Chávez durante o fracassado golpe de Estado venezuelano de 2002.

Na Espanha, a primeira edição, com 12 mil exemplares, já está praticamente esgotada; há ainda edições previstas para Estados Unidos, México, Venezuela, Portugal e Argentina, entre outros países.

A obra tem sido cercada de polêmica. O jornal Miami Herald, por exemplo, chegou a acusar Ramonet de não ter entrevistado realmente Fidel Castro. Esta é, no entanto, a quinta longa entrevista concedida por Fidel em 46 anos à frente do governo de Cuba.

A edição brasileira, traduzida por Emir Sader, terá apresentação de Fernando Moraes e um amplo caderno de imagens, muitas delas inéditas.