Marco do cinema alternativo, Top Cine fecha as portas

São Paulo, a meca das salas de cinema no Brasil, despediu-se de seu principal reduto do circuito de arte. O Top Cine encerrou suas atividades de forma melancólica, sem alarde. Crash — No Limite foi o último longa-metragem a ser proje

Fundado em 1975 e situado num endereço privilegiado — em plena avenida Paulista, coração financeiro e cultural de São Paulo —, o Top Cine lutou contra a lógica do mercado. Tornou-se símbolo do cinema alternativo, abrindo mão, corajosamente, das rentáveis produções de Hollywood. Era administrado pela Estação Botafogo desde 1999. A empresa carioca tinha planos de expandir negócios em São Paulo, mas foi vítima da especulação.

Os problemas começaram quando a GP Investimento adquiriu o Shopping Top Center — que abrigava as duas salas do cinema. As novas relações entre locador e locatário nunca foram saudáveis. O contrato de locação vence em 20 de maio, e a Estação tentou, em vão, renová-lo já em novembro. Alegando uma suposta dívida, a GP ainda processou o grupo carioca, que fez o pagamento em juízo. A lentidão da Justiça, porém, fez os sócios da Estação desistirem do cinema. Nos últimos meses, o aluguel do espaço triplicou.

Menos de 10% dos municípios brasileiros têm sala de exibição. Em compensação, só nos arredores na avenida Paulista, há nada menos que oito cinemas. Uma única via da região — a Rua Augusta — tem mais de 15 salas. Dois desses espaços (o Belas Artes e o Cinearte) já estiveram ameaçados de fechamento nos últimos anos. Com a troca de donos e o apoio dos cinéfilos, ambas mudaram de nome, reposicionaram-se no mercado e conseguiram se restabelecer.

Protestos –
O Top Cine não terá destino semelhante, já que seu fim é irreversível. A Estação Botafogo programa a abertura de uma sala em São Paulo no segundo semestre de 2007. Já o antigo cinema será reformado. Especula-se que salas multiplex devam ocupar seu lugar. O fechamento do Top Cine foi anunciado à imprensa por meio de um e-mail melancólico:

“Prezados, das
Como dizer que o top cine está com os dias contados e que o último dia de atividade será quinta, 11 de maio? Dizendo, né? Ah, pois:
A partir de sexta, 12/05, o cinema estará fechado.
Obrigada pela atenção, pela paciência com as progs [programações] alteradas, por tudo.
Bj

Liliam”

Funcionários e fãs do Top Cine também fizeram um comunicado impresso, em forma de caixão, para protestar contra a GP Investimento. Confira a íntegra do comunicado:

TOP CINE MORTO

CRIME:
Exibir filmes alternativos e culturais.

ASSASSINO:
GP Investimento (Presidida por Carlos Alberto Sicupira e Jorge Paulo Lehman citados pela revista Forbes entre os mais ricos do mundo).

O TOP CINE se fecha e com ele mais duas telas da 7ª arte se apagam graças à imposições corporativas que visam o lucro sobre à cultura. Agora onde veremos Truffaut, Godard, Rhomer? Será que os Srs. Carlos e Jorge sabem ou se importam? Eles certamente não são duas das pessoas que sentirão saudades de sentar numa das 394 poltronas e sonhar com a magia do cinema.

ESPERAMOS QUE ESSE FILME NÃO SE REPITA

Por André Cintra,

de São Paulo