Lula anunciará no final do mês padrão de TV Digital

O presidente Lula anunciará até o fim deste mês o padrão de TV digital que será adotado no Brasil. O anúncio foi feito pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, nesta quinta-feira, em reunião com empresários de radiodifu

O padrão ainda não foi definido, mas há uma tendência para a escolha do padrão japonês. No mês passado, os governos brasileiro e japonês assinaram memorando de cooperação para implementação do sistema brasileiro de TV digital.

Os líderes europeus vão aproveitar a realização da Cúpula América Latina, União Européia e Caribe para conversar com o presidente Lula sobre o assunto. O presidente Lula cumpre uma agenda que inclui encontros bilaterais com a primeira ministra da Alemanha, Angela Merkel e o primeiro ministro britânico Tony Blair. Fontes européias afirmaram que outros chefes de

estados europeus, como o primeiro ministro da França, Jaques Chirac, tentarão vender o padrão de TV digital europeu ao governo brasileiro.

Três modelos

Além do desenvolvimento de um padrão brasileiro, existem três modelos existentes, com vantagens e limitações, entre os quais o Brasil deve optar para adoção. O modelo norte-americano de TV digital (ATSC) tem como principal foco a qualidade da imagem, isto é, a televisão de alta definição. O padrão ATSC tem como objetivo atender à demanda da população por melhor qualidade de imagem e som nos canais já existentes.

O modelo europeu (DVB), desenvolvido para atender à demanda dos europeus por maior diversidade na programação, faz uso de uma transmissão em definição padrão, que permite a transmissão de vários programas, ao mesmo tempo, em um só canal. Nesse padrão, houve a previsão de oferta de outros serviços pela televisão, como o acesso à internet e a programação por assinatura. Por ter sido criado depois do norte-americano, o modelo europeu é considerado mais avançado por muitos pesquisadores. Atualmente, o sistema permite que sejam transmitidos até seis programas simultâneos por emissora.

O modelo japonês (ISDB) foi desenvolvido especialmente para atender ao desejo da população do país oriental por formas de transmissão portátil. Contempla a qualidade da transmissão do sinal em alta definição e também a portabilidade, isto é, boa qualidade na recepção do sinal por terminais móveis como celulares, palm tops etc. Por ter sido o último padrão desenvolvido, é superior aos outros, na opinião de muitos técnicos. Dos três modelos, o japonês é o mais próximo da transmissão de informações multímidia, uma das características que o padrão escolhido para o Brasil deverá atender.

Com agências