Ministério do Esporte inaugura maior complexo esportivo do Tocantins

A cidade de Porto Nacional está em festa. Motivo: a entrega do maior investimento esportivo da história do estado do Tocantins feita pelo governo federal. O ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, inaugurou nesta quinta-feira (11), o Centro Olímpi

Dotado de infra-estrutura moderna, o Complexo Olímpico segue padrões internacionais. A estrutura esportiva inédita conta com a primeira piscina olímpica de Tocantins, um ginásio poliesportivo, uma pista oficial de atletismo para a prática de corrida, salto em distância, lançamento de dardo, martelo, disco e salto com vara também compõem a estrutura inédita.

Distante 60 quilômetros de Palmas, capital do Tocantins, Porto Nacional parou para comemorar o feito inédito na história do esporte na região. Acompanhado pelo senador Leomar Quintanilha (PCdoB/TO), Orlando Silva foi recebido pelo prefeito Paulo Mourão (PT) e por cerca de dez mil populares num cenário muito especial.

Orlando Silva anunciou que pretende assegurar mais investimentos para desenvolver o potencial esportivo de jovens moradores dos 139 municípios tocantinenses. A idéia, segundo o ministro, é transformar o Centro Olímpico em Centro de Treinamento de Esporte de Base com atuação de profissionais qualificados. Outra ação que em breve terá como palco a cidade de Porto Nacional é a chegada do Segundo Tempo, programa de inclusão social que assegura aos estudantes carentes da rede pública, a prática esportiva e o reforço escolar e alimentar.

Ao som da música Carruagem de Fogo, tema das Olimpíadas de 1984, em Los Angeles, com direito a queima de fogos, tocha olímpica e uma estrutura metálica simbolizando os cinco continentes foi a forma que os moradores, a exemplo da estudante Maira Nunes Ramos, 15 anos, encontraram para agradecer. "Tenho certeza que a partir de agora minha vida mudar. Quero ser uma atleta de alto rendimento. Graças ao Ministério do Esporte terei aqui a oportunidade de realizar meu sonho de seguir carreira no atletismo,"disse emocionada.

Outras instalações

Os benefícios esportivos do Complexo não páram por aí. Entre os espaços para treinos e competições oferecidos pelo Complexo Esportivo de Porto Nacional destacam-se campo oficial de futebol com padrão internacional e várias quadras para a prática do futebol de areia, do futvoley e do vôlei de areia. Os adeptos do bicicross e do skate também ganharam duas pistas oficiais para a prática da modalidade e um local equipado para jogar xadrez.

As obras do Complexo Esportivo que traz o nome do bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva foram concluídas no final de março deste ano. O empreendimento conta, ainda, com museu que relata a trajetória do atleta, uma biblioteca, consultórios médicos e vestiários.

Para Leomar Quintanilha a entrega do Centro Olímpico é oportuna porque atende a um antigo anseio da população com a oferta de um espaço qualificado para o esporte, o lazer e a cultura. "É um investimento que chega em boa hora porque vem ao encontro das necessidades sociais de apoio às crianças e jovens carentes que somente no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm oportunidade concreta de combater diferenças sociais", declarou.

O anfitrião Paulo Mourão comparou as ações do governo federal ao brilhante desempenho na vida do bi-campeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva. "A mesma determinação de herói que ele teve em vida, de fazer nosso país ganhar, é a mesma que a sociedade deseja para si. É a vitória que o presidente Lula quer para o Brasil", revelou.

O evento também foi prestigiado por autoridades locais como o governador Marcelo Miranda (PMDB/TO), deputados estaduais e vereadores. Também marcaram presença prefeitos dos municípios de Brejinho de Nazaré, Monte do Carmo, Ipueiras, Silvanópolis, Fátima, Novo Acordo, Oliveira de Fátima, Ponte Alta, Santa Tereza, Alvorada, Paraíso e Pindorama.

De Porto Nacional (TO)

Carla Belizária