Colégio de Ponta Grossa recebe “Segundo Tempo”

Ponta Grossa passará a contar com o Projeto Segundo Tempo desenvolvido pelo Ministério dos Esportes.

 A partir de amanhã, Ponta Grossa passará a contar com o Projeto Segundo Tempo. O núcleo funcionará no Instituto de Educação Professor César Prieto Martinez, no Jardim América, e contemplará outros três colégios. A solenidade de abertura dos trabalhos acontecerá a partir das 14 horas e terá a presença de representantes da Paraná Esporte, do Núcleo Regional de Educação e dos colégios beneficiados.
No Instituto de Educação (IE), o Segundo Tempo deverá contar com a participação de alunos das 3ª, 4ª, 5ª e 6ª séries e também alunos portadores de necessidades especiais. Inicialmente serão desenvolvidas atividades de recreação esportiva nas modalidades de xadrez, tênis de mesa, futsal (masculino e feminino) e handebol. Segundo os coordenadores do projeto no IE, a meta é atender dezenas de alunos e promover a inclusão social das crianças e adolescentes através do esporte. O projeto acontece no contra-turno escolar.
No Paraná, o programa desenvolvido pelo Ministério do Esporte conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação e da Paraná Esporte. Até então, os Campos Gerais já contavam com dois núcleos: Castro e Jaguariaíva.
Programa – Para a realização do Segundo Tempo os governos federal e estadual distribuem o material esportivo necessário, capacitam os coordenadores e demais profissionais envolvidos e ainda fazem o pagamento das equipes que trabalham em cada um dos centros esportivos. São mais de 200 núcleos em aproximadamente 150 municípios do Estado, com a participação de mais de 600 profissionais entre professores coordenadores e acadêmicos de educação física.
No Paraná, a parceria atende mais de 40 mil alunos. Os investimentos, através do convênio, chegam a R$ 4,5 milhões, além de contrapartida do Estado e municípios envolvidos. As escolas integrantes do projeto podem realizar ações nas modalidades de futebol, futsal, vôlei, futevôlei basquete, handebol, xadrez, tênis de mesa, capoeira, atletismo, natação, surfe e canoagem, além de outras atividades recreativas como caça ao tesouro, caçador e queimada.
As crianças e adolescentes também recebem reforço alimentar e escolar, noções sobre saúde e higiene, além da prática do esporte, uniforme e material.

Fonte: Jornal Diário dos Campos