OLT é tema de Seminário dos Metalúrgicos da CSC

"A construção da Organização do Local de Trabalho (OLT) é imprescindível para o fortalecimento da luta de classes". Esta será a linha norteadora do Seminário Nacional dos Metalúrgicos ligados a Corrente S

O evento é promovido pelo Centro de Estudos Sindicais (CES), com o objetivo de resgatar o papel do trabalhador como sujeito transformador a partir do seu local de trabalho. Segundo os organizadores, o seminário deverá traçar uma linha de atuação da Corrente Sindical Classista na OLT para enfrentar a estratégia do capitalismo.

As tecnologias e as novas formas de organização do trabalho no setor metalúrgico têm exigido, principalmente das lideranças sindicais, uma atuação sistemática de fortalecimento da categoria. “Hoje, a tática patronal vai desde a tentativa de cooptar o trabalhador pela ilusão de que ele é parceiro da empresa, até o absurdo de fazê-lo crer que a fábrica opressora é na verdade parte de uma grande família que lhe dá o sustento”, diz Edison Cardoso de Sá, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região. “Quando o trabalhador se dá conta desta grande farsa, ele já está desempregado e, na maioria das vezes, doente.”

Para a CSC, a luta contra as falsas idéias implantadas pelo neoliberalismo deve partir da superação do sistema capitalista com a participação organizada dos operários.