Metalúrgicos da CUT promovem encontro internacional

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) realiza dias 22, 23 e 24 de maio no Hotel Pampas, em São Bernardo do Campo, a partir das 14 horas, o Encontro Mercosul – União Européia do Setor Automotivo. A ati

O processo de resistência contra as demissões na Volkswagen e General Motors, anunciadas recentemente, será a discussão central do encontro. Representantes de todas as entidades devem construir um diagnóstico atualizado do setor nos países envolvidos, analisar as estratégias das empresas montadoras e autopeças e trocar experiências entre as organizações.

Para o secretário de organização da CNM/CUT, Valter Sanches, a intenção é criar uma ação conjunta e coordenada entre os participantes. 'O seminário visa unificar os trabalhadores frente a conjuntura difícil que os trabalhadores enfrentam no atual ciclo de reestruturação do setor automotivo em escala mundial', declara.

Durante o encontro, cerca de 60 dirigentes sindicais representantes do Mercosul e Espanha devem visitar a empresa DaimlerChrysler e participar de uma assembléia com trabalhadores na Volkswagen, unidade Anchieta.

“A unidade entre todos os trabalhadores em questão é a melhor forma de enfrentarmos as multinacionais do setor automobilístico, que tenta colocar os trabalhadores disputando entre si para impor a redução dos nossos direitos”, afirma o presidente da CNM/CUT, Carlos Alberto Grana.