Fox viola lei eleitoral, diz López Obrador

O candidato à Presidência do México, Andrés Manuel López Obrador, voltou a denunciar que o presidente Vicente Fox está violando a lei eleitoral. Em carta enviada ao presidente ontem, segunda-feira (22), Obrador acusou

"Há uma grande violação da lei eleitoral no apoio do governo ao candidato (do Partido da Ação Nacional), no uso dos seus recursos, na sua incontinência verbal que o diferencia neste assunto…", diz a carta.



A eleição está sendo marcada pela disputa entre Calderón e o ex-prefeito da capital López Obrador. O partido de centro-esquerda de López Obrador pediu para o procurador-geral investigar Fox por acusação de interferir na campanha para eleger seu sucessor em 2 de julho. A lei proíbe a interferência de presidentes mexicanos nas eleições, mas dois partidos de oposição vem denunciando que Fox vem ajudando Calderón.

O partido de López Obrador, o Partido da Revolução Democrática, apresentou queixa por escrito a um departamento do gabinete do procurador-geral. Ele disse que Fox rejeitou seus pedidos por um encontro. A votação acontece dia 2 de julho.


Fox não respondeu diretamente sobre as alegações, mas nega estar tentando promover Calderón. O presidente, que fez história em 2000 ao acabar com 71 anos de governo de um único partido – o Partido Revolucionário Institucional (PRI) -, não pode concorrer outra vez à Presidência, segundo a lei mexicana.


Com agências.