Gasoduto do Sul: segundo encontro acontece dia 7

Está confirmado para o próximo dia 7 de junho, em Caracas, o próximo encontro entre Brasil, Venezuela e a recém incorporada Bolívia sobre o megaprojeto integracional. A reunião acontecerá um mês antes da data prevista para iniciar

O ministro da Planificação Federal da Venezuela, Julio De Vido, e seus colegas da Bolívia, Brasil e Venezuela participarão da segunda reunião do Comitê Ministerial de Coordenação e Decisão que avalia os passos do projeto de construção do Gasoduto do Sul que envolve os três países.
Trata-se do segundo encontro do Comitê, que se reuniu pela primeira vez em março passado quando definiram os prazos para por em marcha o projeto de 20 bilhões de dólares cuja construção está prevista para 7 de julho.
Justamente um mês antes de as obras começarem simultaneamente em todos os países que participam do projeto, os ministros buscam “elaborar um novo cronograma de trabalho; realizar uma redistribuição dos cursos; identificar as questões que precisam de decisão ministerial ou de alto nível, e desenhar uma estratégia do trabalho com miras a um encontro presidencial”.
Isso se deve fundamentalmente a incorporação da Bolívia, que também receberá os informes aos representantes desse país sobre os estudos efetuados pelas equipes técnicas da Argentina, Brasil e Venezuela.
O “Grande Gasoduto do Sul” partirá das cidades venezuelanas de Puerto Ordaz e Santa Elena de Uairén (limítrofe com o Brasil), dirigindo-se à Manaus (Amazonas brasileira), onde se dividirá em dois caminhos, um até o noroeste brasileiro e outra para Brasília e Rio de Janeiro. De lá, seguirá para o Uruguai e Argentina.
O gasoduto terá uma extensão de oito mil quilômetros e um custo que ainda não se precisou. Mas sabe-se que irá superar os 15 bilhões de dólares.
Com El País