Haiti: Brasil assina acordos com Argentina, Canadá, OEA e Banco Mundial

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, assinou ontem (23) acordos de cooperação com a Argentina, o Canadá, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Banco Mundial (Bird), ao final da Reuni&ati

Os acordos são nas áreas de segurança alimentar, agricultura, saúde e esportes. Participaram da reunião 16 países e 11 organizações internacionais, com o objetivo de rever, ampliar e estender o quadro de cooperação, inclusive financeira, para o Haiti.

O chanceler brasileiro ressaltou o fato de a reunião ser a primeira realizada após a eleição do novo governo haitiano. E disse que há uma mudança de cultura em relação à ajuda para o desenvolvimento de países. "Normalmente, uma conferência de doadores acontece nos países ricos, porque eles são os que têm mais recursos para doar. Mas de alguma forma o envolvimento profundo de muitos paises da América Latina e do Caribe nesse processo demonstra que não é preciso ser rico paras ser solidário", afirmou.

As tropas brasileiras, segundo o ministro, permanecerão no Haiti até que o governo do presidente René Préval esteja fortalecido. O Brasil foi o primeiro país a enviar tropas para integrar a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), a Minustah.

O embaixador Rui Nogueira, um dos coordenadores da reunião, informou que dos US$ 2 bilhões que a comunidade internacional ofereceu ao Haiti, mais de US$ 900 milhões já foram doados. E que uma nova conferência de doadores será realizada na segunda quinzena de julho em Porto Príncipe, capital haitiana.

As informações são da Agência Brasil.