Vitória: trabalhadores reintegrados na Coteminas

Após as demissões arbitrárias e ilegais feitas pelo Grupo Coteminas contra onze trabalhadores integrantes da Chapa 2, de oposição à atual direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis de Mont

Após as demissões arbitrárias e ilegais feitas pelo Grupo Coteminas contra onze trabalhadores integrantes da Chapa 2, de oposição à atual direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Têxteis de Montes Claros, uma expressiva vitória foi obtida na Justiça.

As demissões foram cometidas contra trabalhadores que tinham a sua estabilidade no emprego assegurada em razão do registro e inscrição da chapa para concorrer às eleições sindicais que ocorrerão no próximo dia 12 de junho. Elas ferem frontalmente a legislação trabalhista e representam uma desesperada tentativa do capital e do grupo que dirige o Sindicato há 25 anos, em cumplicidade com os patrões, de impedir que os trabalhadores retomem o Sindicato para a defesa dos seus verdadeiros interesses.

Duas ações de reintegração foram impetradas no Fórum de Montes Claros, buscando a readmissão e a garantia do direito de livre organização sindical.

A primeira ação foi apreciada pela 1a Vara, e obteve liminar favorável à reintegração na última sexta-feira, 19 de maio. A segunda ação demorou um pouco mais, mas finalmente também obteve liminar favorável na tarde de ontem, dia 23 de maio, emitida pelo juiz da 3a Vara.
Agora, os integrantes da Chapa 2 passam propriamente à preparação da campanha para a eleição do dia 12, em estreita relação com a categoria. O presidente da Chapa, Claudiney Diquinha, ao tomar conhecimento da decisão favorável na segunda ação, não se conteve: "Esta vitória faz deste dia um dos mais felizes da minha vida!"

A Chapa 2 vem recebendo apoio da Corrente Sindical Classista e de dirigentes de diversos sindicatos cutistas, como o Sinpro/MG, Vigilantes do norte de Minas, Trabalhadores do Cimento, Metalúrgicos de Betim e outros.

Do Gabinete do Vereador Lipa Xavier