Não-alinhados apóiam direito do Irã em questão nuclear

Após o apoio manifestado oficialmente pelo Movimento dos Países Não-Alinhados, que em um comunicado conjunto respaldou a decisão do Irã de desenvolver tecnologia nuclear com fins pacíficos e advertiu sobre os perigos de um eventual at

"O Irã está disposto a responder positivamente ao chamado", disse Manouchehr à imprensa na Malásia, depois que o Movimento dos Países Não-Alinhados pediu a Teerã que retome as negociações com Alemanha, França e Reino Unido.

Manouchehr fez o anúncio ao término de uma reunião ministerial de dois dias que o Movimento dos Países Não-Alinhados realizou em Putrajaya, a capital administrativa da Malásia.

Irã coopera

No comunicado emitido ao término da conferência, os 114 membros do Movimento dos Países Não-Alinhados destacaram que o Irã está cooperando com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

"Os ministros reafirmam a inviolabilidade das atividades nucleares com fins pacíficos e que qualquer ataque ou ameaça de ataque contra instalações nucleares para uso pacífico põe os seres humanos e o meio ambiente frente a um grande perigo", informou o Movimento dos Países Não-Alinhados após dois dias de reuniões.

O Movimento dos Países Não-Alinhados, cuja presidência rotativa é exercida pela Malásia, também apontou que "os ministros reafirmaram o básico e inalienável direito de todos os Estados de investigar, produzir e usar energia atômica para fins pacíficos".

No comunicado, cuja versão final incluiu algumas mudanças de termos devido às objeções expressadas por Cingapura, Chile e Jamaica, não faz menção aos EUA e aos países aliados do Ocidente que acham que o Irã tem a intenção de fabricar armas nucleares.

O Irã afirma que o Tratado de Não-Proliferação o autoriza a enriquecer urânio e produzir energia nuclear.

Em seu discurso de inauguração da reunião ministerial, que começou ontem, o primeiro-ministro malaio, Abdullah Badawi, solicitou o respaldo dos membros do Movimento dos Países Não-Alinhados ao Irã.

A reunião também aprovou a agenda da cúpula que o Movimento dos Países Não-Alinhados realizará em Havana em setembro.

Com informações do MS Notícias