Petrobras amplia sua presença na America do Sul

A companhia brasileira está se tornando a quinta maior empresa do Uruguai a partir da aquisição da Gaseba, maior distribuidora de gás natural canalizado do país, juntamente com a compra de 89 postos de combustíveis que pertencentes a Shell até então.

A Petrobras é a terceira maior empresa da Argentina e quinta do Paraguai, onde recentemente assumiu outros 132 postos de distribuição. A participação de mais de 10% nas exportações para o Chile levou a empresa a abrir uma base de negócios. "Nossa estratégia é continuar crescendo na américa do Sul, nao vamos parar", afirma o gerente-executivo da área internacional da Petrobras, Décio Oddone.  A aquisição junto a Shell compreende postos de combustíveis em todo o território uruguaio, instalações para comercialização de combustível de aviação, produtos marítimos e lubrificantes.
A mudança da marca Shell no país para o padrão Petrobras será feita no prazo de 12 meses. "Pela sua posição geográfica, o Uruguai é estratégico para a Petrobras por estar próximo do Brasil, da Argentina e do Paraguai. A localização representa um ótimo potencial de crescimento e possibilidade de sinergia com os atuais ativos da Companhia no Cone Sul", diz a empresa em nota. De acordo com a estatal brasileira, o negócio envolveu as aquisições no Paraguai, na Colômbia e no Uruguai, em uma operação em torno de US$ 140 milhões. "Esta operação está em linha com os objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico da Petrobras, de se consolidar como uma empresa integrada de energia.

Com agências