Agende-se em todo o Brasil para o Dia do Meio Ambiente

Por Mônica Pinto,
para o Ambiente Brasil*

Nesta segunda-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, a conscientização ambiental será, mais que nunca, o foco de ações promovidas pelos poderes públicos, iniciativa

No Rio de Janeiro:

* Em Nova Iguaçu, caminhada em defesa da Reserva Biológica do Tinguá, da Àrea de Proteção Ambiental do Gericinó-Mendanha e do Rio Guandu. Saída às 9h da Praça Rui Barbosa no Centro de Nova Iguaçu (começo do calçadão) até a sede da Prefeitura.

* Em Guapimirim, às 9h haverá plantio de mudas em áreas degradadas, no bairro do Jequitibá e na Estrada da Barreira. Às 19h, no Salão Multiuso Tecnoarte, encerramento da Semana do Meio Ambiente com o seminário “Guapimirim: Desenvolvimento com Qualidade de Vida”.

* No Rio de Janeiro, nesta terça-feira, das 14h30 às 16h30, o Instituto Nacional de Tecnologia promove a palestra “Design Social: criando produtos e transformando vidas”. O evento será no auditório da entidade (Av. Venezuela, 82 – Praça Mauá), onde, além de um panorama sobre o design com foco social, a palestra apresentará os projetos “Transferência de tecnologias para produção de produtos com garrafas PET recolhidas – ênfase em mobiliário”, “Design para artesãos produtores de jóias feitas com sementes” e “Design para Artesãos Ceramistas”. Informações e inscrições: www.int.gov.br/3tecno.

No Distrito Federal:

* Em Brasília, a cerimônia de comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente e a abertura da Semana Nacional do Meio Ambiente serão
realizadas nesta segunda-feira, às 11h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Marina Silva. Segundo o MMA, no evento serão lançadas ações que estabelecem um novo paradigma para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. É um conjunto de medidas estruturantes, cujo objetivo é permitir e apoiar o uso dos recursos naturais de forma compatível com a preservação da floresta amazônica.

* Exposição “Semana do Meio Ambiente” no Shopping Conjunto Nacional, no período de 5 a 10 de junho, das 10 às 22h00.

* Lançamento do livro “Água como matriz ecopedagógica – um projeto de muitas mãos”, às 18h30 no Centro de Excelência em Turismo, campus da UnB, próximo a Finatec. O trabalho é uma reconstituição do caminho percorrido ao longo de 2003 por professores alunos da Universidade de Brasília, docentes convidados, professores e alunos de escolas da rede pública do DF e instituições parceiras envolvidos em um projeto de extensão de Educação Ambiental intitulado "Água como matriz ecopedagógica".

Em São Paulo:

* O Governo de São Paulo, através da Secretaria da Casa Civil e a do Meio Ambiente, inaugura a Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga, no Jardim Botânico de São Paulo, localizado no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. A trilha, implantada no interior do terceiro maior fragmento de Mata Atlântica do Município de São Paulo que, até então era utilizado somente para pesquisas científicas, foi planejada para ser um importante instrumento de educação ambiental, com três áreas de observação em seus 360 metros de extensão.

* III Semana do Meio Ambiente de Ribeirão Preto/II Encontro sobre Formação de Educadores Ambientais, de 5 a 8 de junho, no Centro Universitário Moura Lacerda – Rua Padre Euclides, 995 – Ribeirão Preto. Informações: R. João Ramalho, 470 – fones (16) 2101-1015/1039.

No Espírito Santo:

No município de Linhares, as secretarias de Planejamento, Meio Ambiente, Educação e Cultura, Turismo e Ação Social se uniram para realizar, às 14h, no ginásio de esportes do bairro Novo Horizonte, um encontro direcionado a toda população que contará com diversas atividades, entre elas exibição de vídeos sobre ecologia, ações culturais e plantio de mudas.

Em Minas Gerais:

Para divulgar o que mais degrada o meio ambiente no estado de Minas Gerais, a Associação Mineira de Defesa do Ambiente – Amda – lança a Lista Suja 2006, divulgada pela entidade desde 1982. A idéia nasceu sob inspiração da lista de empresas que mais lesam consumidores nos Estados Unidos, publicada pelo jornalista Ralph Nader. O informativo do portal da entidade – www.amda.org.br – trará os nomes.

No Rio Grande do Sul:

Em Canela, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e a Rio Grande Energia – RGE – prosseguem com a quinta etapa da Campanha de Repovoamento da Araucária, que consiste na distribuição de sementes e mudas de araucária, e de  material educativo a escolas e a clientes da RGE. A finalidade é estimular o plantio da Araucária, também conhecida como Pinheiro Brasileiro.

No Paraná:

Em Curitiba, a Confederação das Mulheres do Brasil (CMB) e a Federação das Mulheres do Paraná (FMPR) lançam nesta segunda-feira o Projeto Alfabetização e Meio Ambiente: Integração e Cidadania. O lançamento será às 15h no auditório da 2ª Regional da Saúde – Sesa – rua Barão do Rio Branco, 465 (próximo à Câmara de Vereadores de Curitiba). O projeto tem como parceiros as secretarias do Meio Ambiente, Educação, Saúde, o Ministério da Educação, Coordenação das Ações Agenda 21-PR, 2ª Regional de Saúde e Biblioteca Pública do Paraná.

Em Pernambuco:

O governador do Estado, Mendonça Filho, abriu a Semana do Meio Ambiente no dia 02, com o lançamento do Programa Águas para Pernambuco 2, que condensa o plano de recursos hídricos para o desenvolvimento do Estado. Nesta segunda-feira, às 15h, será aberto o painel reunindo as Boas práticas Ambientais em Resíduos Sólidos realizadas pela fábrica de alumínio Alcoa, e os projetos da Escola Politécnica de Pernambuco (Projeto Entulho Limpo) e do Centro de Recursos Ambientais da Bahia – CRA, Parceiros do Meio Ambiente. O evento ocorre no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente – Sectma.

Em Sergipe:

O Ibama e o Projeto Tamar fazem festa no Oceanário de Aracaju, a partir das 9h desta segunda, com a abertura e entrega das Deliberações da  2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Logo após, das 10h às 11h30, vai haver visita monitorada de Escolas Públicas e, novamente, às 15h. Às 16h30, o programa continua com alimentação dos tubarões e, às 17h, apresentação cultural do grupo Lariô da Tartaruga, do município de Pirambu, e entrega de mudas de espécies da Mata Atlântica e Caatinga.

Em Rondônia:

Desta segunda até a sexta-feira, estudantes da rede pública e particular da capital do Estado irão conhecer as pesquisas desenvolvidas no Campo Experimental de Porto Velho da Embrapa. A programação inclui exibição do  vídeo “A importância dos bichos para a floresta”, caminhada ecológica, palestras e, ao final, expressar por meio da pintura o que foi entendido da importância da interação do meio ambiente.

No Pará:

Em Belém, o Museu Paraense Emílio Goeldi promove, no Parque Zôo-Botânico, duas oficinas voltadas para estudantes do ensino fundamental no andar térreo da Rocinha. A primeira, “Vivências com a Natureza”, nestas segunda e terça-feiras, visa estimular em crianças de terceira e quarta séries um maior contato com a natureza do Parque.

No Acre:

Em Rio Branco, a Embrapa quer sensibilizar a comunidade sobre os prejuízos das queimadas ao meio ambiente e às pessoas, além de refletir sobre questões relativas à biodiversidade, cidades sustentáveis e preservação ambiental. Para tanto,  pesquisadora Luciana Cavalcante fala aos estudantes sobre os impactos da água contaminada no ambiente e na vida dos seres humanos, nesta segunda-feira, às 13h30. Na terça, às 15h, os funcionários estarão ligados na Parada Ambiental exibida pela TV Aldeia para todo o Estado.

No Mato Grosso:

Nesta segunda-feira, na cidade de Sorriso, será lançado oficialmente o projeto de educação ambiental Sorriso Vivo, realizado pela ONG Clube Amigos da Terra – CAT. Através do manejo do solo agrícola, recuperação de vegetação nativa, proteção de animais e rios, o projeto pretende promover impactos positivos sobre a gestão ambiental dos recursos hídricos e sobre a percepção pública do produtor rural ambientalmente responsável.

Iniciativa privada

A AmBev – Companhia de Bebidas das Américas – vai lançar um concurso entre suas unidades espalhadas por toda a América Latina para estimular a criatividade e a criação de projetos ambientais que sejam viáveis e de fácil implementação nas unidades. Com o tema "Recicle Você Também", os projetos terão como público-alvo os funcionários, suas famílias e as comunidades locais. Cada unidade terá seu trabalho avaliado por um comitê multifuncional.

* Fonte: http://www.ambientebrasil.com.br