Lula: Ferrovia Transnordestina ''vai mudar a cara do Nordeste''
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (5) que a ferrovia "voltou a ser uma realidade no Brasil" e que a Transnordestina "vai mudar a cara do Nordeste". Em seu programa semanal de rádio "Café com o Presidente&quo
Publicado 05/06/2006 10:20
Luiz Fara Monteiro: Olá amigos em todo o Brasil. Eu sou Luiz Fara Monteiro e começa o “Café com o Presidente”, o programa de rádio do presidente Lula. Como vai, presidente?
Presidente Lula: Tudo bem, Luiz.
Luiz Fara Monteiro: Presidente, recentemente o senhor visitou obras da Ferrovia Norte – Sul e agora vai visitar a Transnordestina. Por que essa atenção especial às ferrovias? O Brasil está mesmo entrando nos trilhos?
Lula: Luiz, primeiro é importante lembrar ao povo brasileiro que, em maio de 2003, nós lançamos um plano de revitalização das ferrovias brasileiras.
Luiz Fara Monteiro: O que era esse plano?
Lula: O plano era tentar recuperar as ferrovias que estavam paralisadas, era tentar revitalizar algumas ferrovias que estavam sendo construídas muito devagar ou não estavam funcionando. Eu vou dar um exemplo, a Ferrovia Norte-Sul. A Ferrovia Norte-Sul, ela começou com presidente José Sarney em 1987. De 1987 a 2003, foram construídos 215 quilômetros. Nós, em outubro, vamos inaugurar 150 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul. Vamos fazer subconcessão para a iniciativa privada, fazer o trecho de Araguaína a Palmas, sendo mais 350 quilômetros. Um investimento que vai facilitar enormemente o transporte de carga da região Centro-Oeste do Brasil.
Luiz Fara Monteiro: Presidente, outra obra importante é a Transnordestina. O que essa ferrovia significa para o Brasil?
Lula: Essa ferrovia vai ter praticamente 1,8 mil quilômetros: 646 quilômetros são de ferrovias novas e 1.150 quilômetros estaremos recuperando ou reconstruindo trechos que precisam ser reconstruídos praticamente ou totalmente. É uma obra que vai custar R$ 4,5 bilhões. Ela vai sair de Eliseu Martins e chega até Salgueiro, em Pernambuco. De Salgueiro, sai um trecho dela até o Porto de Pecém, no Ceará, e um outro trecho até o Porto de Suape, em Pernambuco. E num futuro muito próximo, nós vamos interligar Paraíba, Rio Grande do Norte e a Bahia porque nós queremos dar uma dimensão extraordinária ao transporte ferroviário para que a gente possa fazer o Nordeste brasileiro se transformar em uma região altamente produtiva e altamente desenvolvida. Agora, no próximo dia 6, eu vou à Missão Velha, no Ceará, dar início às obras da Transnordestina.
O que nós estamos fazendo é o seguinte: o começo de uma obra que vai mudar a cara do Nordeste, além da siderúrgica em Fortaleza, além da refinaria de Pernambuco, além das plantas de biodiesel que estão acontecendo no Nordeste, ou seja, o Nordeste precisa se transformar em um centro desenvolvido e competitivo como qualquer outra região do país.
Mas não estamos pensando apenas no Nordeste e no Centro-Oeste. Nós estamos pensando também em resolver definitivamente a questão do Ferroanel em São Paulo porque queremos que os trens que venham da região central do Brasil com cargas não ocupem os trilhos dos trens que transportam passageiros, para que a gente possa fazer esse contorno e chegar ao Porto de Santos e, ao mesmo tempo, chegar ao Porto de Sepetiba sem atrapalhar os trens de passageiros. Em São Paulo, tem muita gente que pega trem. De forma, Luiz, que o povo brasileiro pode ficar tranqüilo. Os nossos companheiros ferroviários que imaginavam que tinham acabado as ferrovias podem ficar felizes. Os nossos produtores podem ficar felizes porque a ferrovia voltou a ser uma realidade no Brasil.
Luiz Fara Monteiro: Você está ouvindo o Café com Presidente e hoje falamos sobre ferrovias. O senhor vai visitar também obras em São Francisco do Sul, em Santa Catarina. O que tem de importante naquela cidade? O que vai ser feito naquele local?
Lula: Nós estamos resolvendo alguns gargalos graves no Brasil, ou seja, em São Francisco do Sul, nós vamos fazer também oito quilômetros de ferrovia. Tirando a ferrovia da cidade e colocando os trilhos fora da cidade. Também vamos fazer a mesma coisa na Bahia, na cidade de São Félix do Cachoeira, porque lá tem um gargalo muito grave. Nós estamos fazendo uma ponte de 600 metros e vamos fazer 18 quilômetros de ferrovia porque lá tem uma coisa grave. São seis manobras diárias e cada manobra dura uma hora e meia. Significa que a cidade fica quase que paralisada nove horas por dia. Tudo isso já está licitado e nós queremos começar o mais rápido possível. O ministro do Transporte sabe que essas obras são de urgência.
Portanto, estou extremamente feliz porque finalmente o Brasil está voltando a construir as ferrovias que nunca deveríamos ter parado de construir. Eu acho que foi insensatez em algum momento histórico o Brasil parar de construir ferrovia. Portanto, nós agora vamos retomar as ferrovias e não vamos parar mais porque nós queremos interligar o Brasil de norte a sul, de leste a oeste, com ferrovias para que a gente possa baratear o escoamento da nossa rica produção.
Luiz Fara Monteiro: Obrigado, presidente e até semana que vem com mais um “Café com o Presidente”.
Lula: Obrigado a você, Luiz.
Luiz Fara Monteiro: Obrigado, presidente. A gente volta semana que vem com mais uma edição do nosso programa. Acesse o “Café com o Presidente” na internet www.radiobras.gov.br . Um abraço e até lá.
Fonte: Rádio Nacional