UJS Maranhão realiza etapa estadual do 13º Congresso Nacional

Entre os dias 09 e 10 de Junho, nas dependências da Universidade Federal do Maranhão e do CEGEL a União da Juventude Socialista, UJS, no maranhão realizará a etapa estadual do seu congresso. O evento corre

Entre os dias 09 e 10 de Junho, nas dependências da Universidade Federal do Maranhão e do CEGEL a União da Juventude Socialista, UJS, no maranhão realizará a etapa estadual do seu congresso. O evento corresponde à etapa estadual de construção do 13° Congresso Nacional da UJS que será realizado em Brasília nos dias 15, 16 17 e 18 de junho de 2006.

A maior organização juvenil do Maranhão estará reunindo perto de 230 jovens delegados eleitos em pelo menos 20 municípios do Estado. Na mesa de abertura do Congresso está prevista a presença do Ex-juiz federal e professor universitário, hoje pré-candidato a deputado federal pelo PCdoB no Maranhão, Flávio Dino, o Professor Júlio Guterres, também pré-candidato a deputado estadual pelo PCdoB no estado, o presidente do diretório estadual do PCdoB, Gerson Pinheiro, o Secretário de Juventude do PCdoB no maranhão, Zé Carlos, representantes de partidos como o PT, o PSB e outros convidados.

Durante o Congresso os jovens comunistas do maranhão debaterão a conjuntura política nacional e a organização da juventude na luta pela continuidade das mudanças postas em prática hoje no país. O Presidente Estadual da UJS, estudante de geografia Leonardo Cordeiro afirma que “Neste Congresso vamos discutir e aprovar uma plataforma de lutas focada na construção de um projeto nacional de desenvolvimento para o Brasil e na construção de uma alternativa viável popular e democrática para o verdadeiro desenvolvimento do nosso Maranhão. Isso é possível com o apoio consciente de amplos setores da sociedade e, sobretudo da força e abnegação do setor juvenil do estado. Essa força será expressa na nossa participação nas eleições de 2006.”

Leonardo Cordeiro avalia também que o crescimento da UJS no maranhão chegou a 20%, comparando os números do Congresso anterior. “Isso é positivo pra gente, pois demonstra a confiança da juventude do nosso estado na nossa organização e nas nossas idéias.”, frisa Leonardo, que afirma também que a UJS está crescendo ainda mais, num ritmo mais acelerado para dar as respostas que o estado e o País precisam.

O Secretário de Juventude do PCdoB no maranhão, Zé Carlos, destaca que no processo de construção deste Congresso a UJS no maranhão conseguiu ampliar e firmar suas posições nas 04 chamadas ‘grandes regionais’ do estado: São Luís, Caxias, Imperatriz e Santa Inês. Juntas estas regionais somam quase 30% do eleitorado do estado.

Zé Carlos destaca que os jovens comunistas do maranhão sabem o que querem. “Queremos organizar a juventude para o cumprimento do nosso projeto político principal e, dentro de uma linha política clara, construir uma plataforma eleitoral juvenil a ser aprovada neste Congresso e em seguida ser apresentada às candidaturas que a organização deverá apoiar e fazer campanha agora em 2006.”

Na plataforma entram questões como desenvolvimento e crescimento, geração de emprego e renda para a juventude, reformas agrária e urbana, políticas de inclusão social dos jovens, recursos para a educação, acesso ao lazer e à cultura e outros pontos.

Ao final do Congresso deverá ser eleita a nova diretoria da organização que dirigirá a entidade pelos próximos 04 anos.