Suprapartidário envia carta ao presidente Lula em solidariedade a Stica

Membros do Comitê Suprapartidário enviaram nesta terça-feira uma carta (leia abaixo) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que fazem um desagravo ao deputado estadual Natálio Stica, que foi criticado e ameaçado pela direç&a

No entendimento do movimento suprapartidário, Stica é uma personalidade política com visão estratégica de país e por isso merece a defesa dos setores avançados e progressistas do Paraná.

 

A crítica do PT foi originada com o lançamento de Stica à vice do governador Roberto Requião (PMDB) pelo empresário pontagrossense, Valter Sâmara, do PTB, amigo pessoal de Lula. Na oportunidade, o deputado petista agradeceu a lembrança de seu nome, mas garantiu que apoiaria a candidatura do PT. “O ideal seria se os partidos que aqui estão presentes se unissem para ganhar as eleições já no primeiro turno”, disse Stica no último final de semana, durante o lançamento do Comitê Suprapartidário.

"Requião e Lula são homens que comungam dos mesmo ideais. O governador Requião, por exemplo, foi a primeira liderança política brasileira a se posicionar, em sintonia com o presidente Lula, a respeito da crise do gás com a Bolívia. Lula e Requião são estadistas, por isso eu defendo esta união", discursou Stica, que foi aplaudido em pé no evento.

O presidente do PMDB de Curitiba, Doático Santos, desconfia que existem setores dentro do próprio PT que são contra o presidente Lula. “Como podem ser contra o apoio de um governador do PMDB à candidatura de Lula?”, indigna-se o dirigente. “Será que [alguns petistas] preferem empurrar o velho MDB de guerra no colo dos tucanos?”, critica, ao lembrar que o apoio de Requião a Lula – se o PT deixar – poderá ser o único da região Sul ao petista.

 

"Temos de dar força a este movimento de Lula que quer atrair o PMDB para a aliança", disse Joel Benin, presidente do PCdoB de Curitiba. Para ele, o petista, inclusive, precisa atrair outros partidos políticos ou segmentos para a composição que concordem as mudanças em curso no país. "O Lula até ofereceu a vice ao PMDB", recorda Benin, ao lembrar do esforço de Lula para construir a unidade de um campo político.

 

Leia a seguir a nota de desagravo a Stica:

 

"NOTA DE DESAGRAVO

AO DEPUTADO NATÁLIO STICA

        Numa demonstração do seu espírito de brasilidade o companheiro Natálio Stica compareceu a confraternização de militantes do PMDB, PCdoB, PTB e setores do PT, ocasião em que anunciamos a organização do Comitê Suprapartidário LULA e REQUIÃO no Estado do Paraná.

           A reunião, sem se caracterizar como um evento formal dos partidos, representou o anseio daqueles que comungando o pensamento popular, democrático e nacional, entendem a composição Lula  e Requião como  uma das principais referências para o desenvolvimento com justiça social no estado e no país.

            Comparecendo a esse evento, o deputado Stica participou das conversas e fez seu pronunciamento na mesma linha do presidente Lula, que busca estabelecer uma aliança entre o PT, PSB, PMDB, PCdoB e PTB para que seja possível a vitória ainda no primeiro turno destas eleições. E se Lula pretende esta aliança nacional, o Paraná não pode ser uma exceção. E aqui em nosso estado a expressão desse acordo eleitoral, formal ou informal, também está na parceria Lula e Requião. Temos certeza da correção deste propósito e temos a certeza do êxito.

              Por tudo isto, defendemos o companheiro Natálio Stica. Ele merece respeito, pois representa a nossa brasilidade no processo eleitoral.

Curitiba, 06 de junho de 2006.


Doático Santos (PMDB) 


Valter Sâmara (PTB)


Jairo Graminho ( Membro Fundador do PT do Paraná )


Joel Benin (PCdoB)".