UJS realiza congresso em Sergipe

O congresso estadual da União da Juventude Socialista-UJS acontece nos próximos dias 09 e 10, e promete balançar a cidade de Aracaju reunindo autoridades e lideranças políticas do estado.

O congresso estadual da União da Juventude Socialista-UJS acontece nos próximos dias 09 e 10, e promete balançar a cidade de Aracaju reunindo autoridades e lideranças políticas do estado. Na sua 12ª edição, o encontro é considerado o maior e o mais bem organizado dos últimos anos, fruto dos avanços quantitativo e qualitativo que a UJS obteve.

A primeira conquista foi a eleição, em 2004, da vereadora comunista Tânia Soares na capital do estado, pois a UJS foi uma força decisiva naquele pleito. Na ocasião, a organização socialista participou ativamente da campanha para a reeleição do então prefeito Marcelo Déda e de seu Vice-Prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), derrotando com mais de 71% dos votos a candidatura apoiada pelo PFL.

No movimento social, a organização alcançou várias conquistas importantes no movimento estudantil, a exemplo da vitória no DCE da Universidade Federal de Sergipe-UFS e na Universidade Tiradentes-UNIT. Avançou também entre os estudantes secundaristas, aumentando sua presença na direção da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas-USES.

 

Expectativa do Congresso

 

O debate sobre conjuntura política estadual promete ser o mais intenso e aglutinador da militância da UJS, pois é a partir dele, que será definida a plataforma política da UJS para as próximas eleições. Neste tema, a UJS pretende organizar uma grande campanha contra a corrupção, a incompetência e a intolerância do Governador do Estado, o pefelista João Alves Filho, que utiliza todos os recursos possíveis para conquistar sua reeleição.

“Esta batalha eleitoral em nosso estado é a primeira possibilidade, nas últimas décadas, que um líder, o ex-prefeito de Aracaju Marcelo Déda, oriundo das forças progressistas tem a possibilidade de ganhar o pleito de outubro próximo”, diz Karla Suely, Presidente estadual da UJS. “A juventude precisa compreender e se empenhar, para que este momento não seja desperdiçado e a UJS tem papel fundamental como organização para aglutinar estes jovens”, diz a Karla.

Espera-se que mais de 600 jovens participem deste congresso, que além de aprovar as reivindicações da UJS, deverá eleger sua nova direção estadual e escolher os representantes sergipanos para o Congresso Nacional da organização.