Datafolha: Lula tem maior apoio entre os que gostam de futebol

Segundo cruzamento de dados feito pelo Datafolha, entre os que afirmam ter muito interesse por futebol, o presidente Lula chega a 48% das intenções de voto e o tucano Geraldo Alckmin fica com 23%. Entre os que não gostam do esporte o

Como o assunto da vez é o futebol, por que não cruzar a intenção de voto para presidente da República pelo grau de interesse em relação ao esporte e também pelos times de preferência dos brasileiros? O tema é metáfora frequente em discursos do Planalto e em ano eleitoral, com Copa do Mundo, ele tem lá seu apelo político. E os resultados são, no mínimo, curiosos.

Considerando-se o cenário eleitoral em que o candidato do PMDB é Pedro Simon, Lula (PT) tem 44% das intenções de voto dos brasileiros contra 22% de Geraldo Alckmin (PSDB). Entre os que afirmam ter muito interesse por futebol, o presidente chega a 48% e o tucano fica com 23%. Entre os que não gostam do esporte o petista tem 40% e o ex-governador de São Paulo 19%. Nesse estrato, 14% dizem que votariam em branco ou anulariam o voto.

Os contrastes e as surpresas são mais evidentes porém, quando se focaliza as principais torcidas do país. O melhor desempenho de Lula, por exemplo, não é entre os simpatizantes de seu time, o Corinthians. Aliás, entre os corintianos, o presidente tem quatro pontos a menos que sua média nacional (40% contra 44%) e Alckmin supera sua taxa em 15 pontos (37% contra 22%, respectivamente).

O maior apoio à reeleição do petista vem das torcidas do Bahia (64%), do Flamengo, do Sport de Recife (58% em cada um desses segmentos) e do Atlético Mineiro (55%). Seus piores índices estão entre os tricolores cariocas, gaúchos e paulistas. Entre os simpatizantes do Fluminense, Lula tem apenas 29%, entre os do Grêmio 32% e entre os do São Paulo 39%.

Alckmin chega a 37% entre os corintianos, 35% entre os são paulinos e 34% entre os santistas. Entre os palmeirenses, o tucano cai para 29% e Lula vai a 44%.

Fonte: Datafolha