Sem categoria

PCdoB quer formar rede de apoio para as candidaturas do Rio Grande do Sul

Neste final de semana, acontecem as primeiras convenções estaduais do PCdoB, no Espírito Santo, Bahia e Rio Grande do Sul, onde PT e PCdoB fecharam a chapa Olívio Dutra e Jussara Cony para o governo. Apesar do cenário relativamente equ

Em entrevista ao Partido Vivo, o presidente estadual do PCdoB/RS, Adalberto Frasson, traçou um panorama do cenário eleitoral no estado e falou sobre as candidaturas prioritárias, como a de Manuela D’Ávila para a Câmara. Para ele, o momento é propício para se “trabalhar a constituição de uma rede de apoios em torno das candidaturas”.

 

Partido Vivo: Como está o cenário eleitoral no Rio Grande do Sul?

 

Adalberto Frasson: O cenário se apresenta com novidades em relação às últimas eleições. O estado não se apresenta mais polarizado como ocorreu antes entre esquerda e conservadores. Há um maior equilíbrio entre as forças em disputa. Essas forças estão situadas em quatro pontos: a esquerda, com Olívio Dutra, é bem competitiva; o centro, com Germano Rigotto (PMDB) e Alceu Colares (PDT); a direita, com PSDB à frente, apresenta a  deputada federal Ieda Crusius. Estas são as forças que vão disputar as eleições. Consideramos que a candidatura de Olívio Dutra será um dos pólos do segundo turno, pelo respeito que o petista tem como liderança, pelo governo que fez – que, comparado com o de Rigotto teve mais realizações – e pela característica do estado, que tem um  eleitorado mais progressista, afinado com a esquerda.

 

As pesquisas indicam que Olívio teria cerca de 1/3 dos votos. A dificuldade será depois, no segundo turno. Esta candidatura precisará fechar um leque maior de apoio contra os conservadores. A elite pretende construir unidade para impedir a retomada do governo pela esquerda. A candidatura de Ieda pretende se focar na questão da mulher como diferencial na política. O contra-ponto pelo lado progressista é Jussara Cony, como vice na chapa de Olívio. O ex-ministro é competitivo e, chegando ao segundo turno, terá a tarefa de se apresentar como candidato capaz de atrair o centro, buscando retomar alianças com PDT, PSB, PPS etc. Em pesquisa recente de um instituto ligado ao campo conservador, Olívio aparece na liderança com cerca de 31% e Rigotto com 25%. Colares tem 14% e Ieda 10%. É possível que Olívio Dutra vença no primeiro turno.

 

Partido Vivo: Como a campanha presidencial deverá influenciar a disputa no Rio Grande do Sul?

 

Adalberto Frasson: A campanha nacional vai influenciar muito aqui. Uma questão, por exemplo, é como o PMDB vai se colocar.  Se decidir compor com Lula, isso se refletirá diretamente no Rio Grande do Sul, ainda que o PMDB aqui seja mais pró-Alckmin. De qualquer forma, uma decisão como essas poderia neutralizar essa tendência local polarizando a disputa entre Olívio – com Lula – e Ieda – com Alckmin.

 

Partido Vivo: Qual a sua avaliação com relação ao governo de Germano Rigotto?

 

Adalberto Frasson: O governo Rigotto é blindado pela mídia. No entanto, é notório que foi um governo fraco e imobilizado diante da grave crise financeira do estado. Enquanto o Brasil cresceu, o Rio Grande do Sul decresceu. Em 2005, o PIB do estado recuou cerca de 4%. Em políticas públicas também houve retrocesso. Com Olívio havia atendimento às demandas populares. O Rio Grande do Sul vive uma crise longa e séria. O que o estado arrecada não dá conta de seu gasto, já que arca com encargos pesados relativos às dívidas públicas, fruto do governo Antônio Britto em aliança com FHC.

 

Partido Vivo: No RS, destacam-se duas mulheres comunistas muito bem cotadas no estado. Jussara Cony será vice na chapa de Olívio Dutra e a Manuela será candidata  deputada federal…

 

Adalberto Frasson: É, de fato, são duas comunistas destacadas. A candidatura de Jussara como vice-governadora de Olívio é um fato novo porque é a primeira vez que o PT abre uma chapa majoritária para outro partido. A Jussara acrescenta muito porque agrega a representatividade da luta da mulher à credibilidade de Olívio. Ele soma muito a essa frente. Além disso, há a posição do PCdoB com relação à busca de uma unidade maior que vá além da união da esquerda, o que tem se mostrado uma visão acertada.

 

Já Manuela é a nossa prioridade nas proporcionais. Sua candidatura a deputada federal tem demonstrado grande potencial. Ela circula muito bem entre setores diversos e coloca-se como uma candidata ligada à juventude, que traz em si o apelo à renovação com consistência política. O perfil de Manuela permite ainda uma boa inserção no âmbito sindical e popular. Sua base principal está na Grande Porto Alegre, em especial entre o eleitorado juvenil. Outras candidaturas buscam Manuela para fazer dobradinha. Ela pode ainda aglutinar votos dos setores da esquerda que entendem que o Brasil precisa avançar. O PCdoB aparece como uma legenda importante para se seguir esse caminho.

 

Partido Vivo: A Manuela chegou a sofrer ameaças que podem ter relação com as eleições. O que foi feito a respeito?

 

As ameaças de morte foram feitas por telefone para a secretária da mãe de Manuela, que é juíza.  Entendemos que esta foi uma tentativa de se tentar criar um ambiente de insegurança e intimidação. Adotamos medidas junto aos órgãos públicos e com segurança particular para assegurar sua vida porque não sabemos que proporções isso pode tomar. Foi aberta investigação para apurar o caso. Mas Manuela não se abalou com isso e não vai abrir mão de suas convicções e luta.

 

Partido Vivo: Que outros candidatos o PCdoB lançará no estado?

 

Adalberto Frasson: Também vamos lançar Caio Ferreira para federal. Ele é atualmente vereador em Bagé e é ligado ao setor eletricitário. Para estadual, serão lançados seis nomes: Raul Carrion, atualmente vereador por Porto Alegre; Déo Gomes, vereador em Caxias do Sul, uma candidatura de base forte junto aos trabalhadores e dentro do maior sindicato dos metalúrgicos do estado; Juliano Roso, vereador jovem em Passo Fundo que está em seu segundo mandato;  Júnior Piaia, que foi candidato à prefeitura de Ijuí e que tem boa inserção na região das Missões; Dina Marilú, vereadora em Cachoeira do Sul e Júlio Martins, vereador em Rio Grande, na zona sul do estado. Todos estes nomes têm boas perspectivas. Devemos eleger no mínimo dois. O objetivo é manter a bancada atual e ampliá-la o máximo possível.

 

Partido Vivo: Como o PT e o PCdoB se colocam no estado?

 

Adalberto Frasson: O PT é ainda é uma força importante no estado, apesar de ter perdido prefeituras. Um ponto positivo é que as lideranças petistas do Rio Grande do Sul  não se envolveram em desvios e sempre tiveram uma atitude de cobrança com relação ao aspecto do respeito ao que é público. Por isso, essa “crise” política não afetou diretamente o PT do Rio Grande do Sul.

 

O PCdoB dobrou a sua votação no que diz respeito aos vereadores e também participou  de disputas importantes. Em termos de militância, teve crescimento expressivo. Em Porto Alegre, tínhamos um vereador e agora temos dois, Manuela e Raul. O PCdoB cresceu e trabalhamos para que cresça ainda mais, consolidando organicamente o partido, sua participação no Parlamento e nas lutas populares, sindical e estudantil.

 

 

Partido Vivo: Quais são os próximos passos para a implementação das candidaturas?

 

Adalberto Frasson: As campanhas já estão montadas e estamos no momento de trabalhar a constituição de uma rede de apoios em torno das candidaturas. Temos trabalhado a Manuela com a campanha do “Se liga 16”, incentivando a juventude a tirar seu título. Esta é uma das grandes ações da Manuela, que já promoveu uma centena de debates em escolas, estimulando a juventude a participar do processo eleitoral.

 

Em termos de campanha, vamos preparar a mobilização do PCdoB para as convenções. A estadual acontece neste sábado. As convenções municipais, cerca de 80 ao todo,  começaram dia 19 de abril e se estenderam até o começo de junho. Trabalhamos no sentido de levar a carteira para os militantes, que hoje somam cerca de  três mil no estado e de regularizar a situação da contribuição financeira. Neste sábado, estima-se que participarão da convenção estadual cerca de 700 delegados. Na ocasião, vamos aprovar a coligação, os candidatos e estabelecer as principais linhas da campanha, que terá início dia 6 de julho. Na convenção se dará também o lançamento da chapa majoritária, com Olívio e Jussara para o governo e Miguel Rosseto (PT), ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, para o Senado.

 

Há um sentimento de muito otimismo no estado e nos setores ligados ao partido, tanto por nossa contribuição para a retomada de um projeto de esquerda, quanto pelo fato de o PCdoB ter crescido nesta batalha. Portanto, estamos imbuídos na necessidade de traçar uma campanha que permita que a potencialidade do partido se concretize numa grande votação. Hoje, temos um ótimo time. Mas isso não basta; é preciso ter a melhor tática para fazermos dela uma equipe campeã. Eleição também é isso e depende do jogo e da mobilização de nosso plantel.

 

De São Paulo,
Priscila Lobregatte