Por fax, Lula explica declaração e encerra polêmica com Ronaldo

Um dia depois de ter feito uma pergunta sobre o peso do jogador Ronaldo ao técnico Parreira e que permitiu à imprensa alimentar uma grande e desncessária polêmica sobre o assunto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou um f

Um dia depois de ter feito uma pergunta sobre o peso do jogador Ronaldo ao técnico Parreira e que permitiu à imprensa alimentar uma grande e desncessária polêmica sobre o assunto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou um fax ao jogador tentando contornar a situação.

Na carta, Lula diz a Ronaldo que, ao perguntar se o atacante estava gordo ou não, pretendia, na verdade, encerrar o assunto sobre o suposto sobrepeso do jogador. A pergunta foi feita a Parreira durante um encontro virtual com a delegação brasileira, ontem.

A mensagem tem uma página e foi entregue por um funcionário da CBF no final da tarde desta sexta (horário da Alemanha, final da manhã no Brasil).

Hoje, o atacante comparou as insinuações de que ele estaria acima de seu peso com as acusações de que o presidente costuma consumir álcool em excesso. "Todo mundo diz que ele bebe pra caramba. Tanto é mentira que eu sou gordo como deve ser mentira que ele bebe pra caramba."

A reportagem da Folha Online apurou que Ronaldo recebeu a carta de Lula e teria informado que ficou satisfeito com a mensagem e que não guarda mágoa do presidente da República.

Ronaldo quer que a imprensa o respeite

Para o jogador, quem está agindo de forma desagradável é a imprensa, sobretudo a brasileira que, na ânsia de alimentar o noticiário sobre a Copa, explora de maneira exagerada e pouco respeitosa todos os episódios, até mesmo os particulares, envolvendo os jogadores.

Durante entrevista coletiva concedida em Königstein, Ronaldo declarou que está muito chateado com as especulações que a imprensa faz em torno de seus problemas físicos. "Há três anos vocês (jornalistas) vêm falando dessa bobagem e não querem acreditar em nada do que a gente diz. Às vezes é o peso, outra a febre, a saída de jogador da concentração, as bolhas… ", reclamou o 'Fenômeno'.

"Infelizmente, aconteceram alguns fatos inéditos comigo, mas não é nada além do que realmente aconteceu. Fico chateado somente pelas especulações que a imprensa, principalmente a brasileira, fez a meu respeito. Parece sempre que eu estou passando por um teste. Acho que pela minha trajetória, meu currículo na seleção brasileira, eu mereço muito mais respeito do que está ocorrendo agora", pediu o atacante.

"O que falta realmente é um pouco mais de seriedade e responsabilidade por parte de quem cobre a seleção. A imprensa que está cobrindo a gente sempre está fazendo uma confusão muito grande por fatos pequenos. Posso estar cometendo uma injustiça, mas eu não disse que é a imprensa inteira. Se eu estiver cometendo uma injustiça, peço perdão desde já, mas muita gente também já cometeu injustiças comigo." , emendou Ronaldo.

"No estrangeiro valoriza-se mais o futebol brasileiro do que nós próprios", concluiu.