Sem categoria

Filiados do Piauí recebem certificados da primeira etapa do curso de formação política

Durante a Convenção Eleitoral de Teresina a Comissão de Formação e Propaganda da Direção Estadual do PC do B/ PI fez a entrega dos certificados aos participantes do curso de forma&cce

Na ocasião um dos membros da direção nacional do partido, Adalberto Monteiro, fez a entrega do primeiro certificado para a senhora Adalgisa, uma das mais atuantes militantes do movimento comunitário do Bairro Itararé em Teresina.

“Somente a filiação partidária é insuficiente para a conscientização política, todos têm direito ao conhecimento e à formação teórica. Cursos deste tipo objetivam instruir e formar militantes”, explica o secretário de formação e propaganda no Piauí, Elton Arruda.

Os certificados entregues correspondem a primeira etapa do curso que aconteceu durante dois encontros, nos dias 11 e 18 de março de 2006 em Teresina. O primeiro encontro tratou sobre a estrutura econômica e social do Brasil e a relação do país com a política internacional. O segundo abordou sobre o socialismo e a história do partido.

No primeiro encontro os militantes assistiram à explanação e debateram com a Professora Doutora da Universidade Federal do Piauí, Socorro Lira sobre a história econômica do país. “Vivemos em um país capitalista e a estrutura econômica do Brasil está ligada à qualidade de vida das pessoas, a relação de trabalho estabelecido nos dias atuais é injusta e favorece a desigualdade social”, complementa Socorro Lira.

Participam do curso os dirigentes de base dos bairros das cidades de Teresina e Timon, militantes do movimento estudantil ligados à União da Juventude Socialista – UJS e União Municipal dos Estudantes – UMES e membros da direção estadual do partido. “Nosso objetivo foi o de melhorar o nível político e ideológico da militância, dotando-os de informação teórica e filosófica que dão embasamento as nossas lutas, pretendemos também despertar o interesse pelo estudo e pela teoria”, explica a representante da diretoria estadual do partido e membro Escola Nacional do PC do B, Lucineide Moraes.

O material didático usado no curso compreende imagens de vídeo e revistas informativas elaboradas pelo Instituto Maurício Grabois e pelo Centro de Estudos Sindicais e são enviados aos Estados pela Escola Nacional do PC do B.
 
De Teresina,
Daiane Rufino