Governo italiano retira mil soldados do Iraque até o fim do mês

A Itália reduzirá seu contingente militar no Iraque em mil militares este mês, deixando 1.600 italianos no país, metade dos que formavam a missão no início da ocupação, divulgou nesta quarta-feira a imprensa local.

A redução acontecerá com a substituição da brigada Sassari, no sul do Iraque desde janeiro, pela Garibaldi, que conta com menos integrantes. Está previsto que todos os militares da Sassari retornem à Itália até próximo dia 28. Desde janeiro, as tropas italianas contavam com 2.600 homens no Iraque, depois desta redução ficarão 1.600 soldados.

Em junho de 2003, sob o governo direitista de Silvio Berlusconi, a Itália enviou 3.200 militares ao Iraque para auxiliar a invasão e posterior ocupação anglo-americana. O país europeu manteve esses soldados até o final do ano passado, quando o contingente foi reduzido a 2.900 homens.

O governo de Romano Prodi anunciou no mês passado sua intenção de retirar todas as tropas "no tempo necessário" e de acordo com Bagdá, embora não tenha estabelecido uma data precisa.

Com agências internacionais